Esporte & Saúde #3 - Os benefícios da natação




Bom galerinha hoje vamos falar um pouco sobre a natação, esse esporte aquático que pode ser praticado em qualquer idade e traz benefícios para a saúde do corpo e da mente.

Vamos falar um pouco sobre a origem da natação. Ela é a capacidade do homem e de outros animais de se deslocarem através de movimentos efetuados no meio líquido, geralmente sem ajuda artificial. A natação é uma atividade que pode ser simultaneamente útil e recreativa. 

Ela fez parte dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em 1896, em Atenas. Finalmente em 1902 Richard Cavill introduziu o estilo crawl e em 1908, foi fundada a Federação Internacional de Natação (FINA).


Vou falar abaixo sobre os benefícios desse esporte:


Por movimentar praticamente todos os músculos e articulações do corpo, a prática da natação é considerada um dos melhores exercícios físicos existentes, trazendo ótimos benefícios para o organismo, ajudando a melhorar a coordenação motora, além de ser recomendada para pessoas com problemas respiratórios, também é a única atividade física indicada para menores de três anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, qualquer atividade física fortalece os músculos e a qualidade dos ossos e melhora a frequência dos batimentos cardíacos e a circulação sanguínea. 

Também evita, controla ou diminui doenças cardiovasculares, ansiedade e depressão, obesidade, diabetes, osteoporose e até alguns tipos de câncer.

Com a natação, o pulmão libera oxigênio ao sangue e ao coração e melhora a condição das células. Assim, os sinais da idade demoram mais a aparecer, a natação para a artrose se deve à diferença de meio. 


O principal benefício de esportes feitos na água é a diminuição do impacto nas articulações, a densidade da água dá a falsa impressão de facilidade dos movimentos, pois a sentimos passando por nós, mas, na verdade, o exercício é mais intenso, há um aumento da resistência contra os movimentos, que obriga a pessoa a se esforçar mais que o normal para se locomover, e possibilita um exercício maior.

Para os pesquisadores, à resistência da água, faz com que as pessoas tenham maior consciência do próprio corpo, ajuda em diversos aspectos, como no condicionamento cardiovascular, no equilíbrio e na musculatura, por ser um tipo de exercício que necessita de diversos grupos musculares.

Essa atividade costuma trabalhar braços, pernas, cabeça, tronco e quadril, tudo ao mesmo tempo. A modalidade peito ainda trás mais benefícios: por estabelecer uma postura e mecânica diferentes, ela exige mais da parte anterior da coxa e dos glúteos, além do peitoral e bíceps.


A pratica regular também favorece o sistema cardiovascular, aumentando a circulação, já que os músculos requerem um maior fluxo de oxigênio para o exercício, e fortalece também o coração. Além disso, colabora com a saúde dos pulmões.

Por isso, ao decidir nadar, não adianta apenas procurar a piscina mais próxima. 

É importante fazer o exercício em alguma academia ou clube, com supervisão de um profissional de educação física e a realização da avaliação física, que é a mesma para qualquer tipo de esporte e vai determinar os limites iniciais de cada praticante.





Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.