Esporte e Saúde #23 - Importância de uma boa noite de sono
Bom galera, hoje vamos falar um pouco sobre a importância de uma boa noite de sono para um melhor aproveitamento nos treinos. É bom saber que durante a noite as glândulas hipotálamo e hipófise ficam responsáveis pela produção e liberação de hormônios.
Por exemplo, na infância cerca de 90% do hormônio do crescimento é liberado durante o sono. Nos adultos esse hormônio é responsável pela recuperação da energia física do corpo e por dar disposição e motivação para as atividades diárias, além de contribuir para a eliminação de gordura, redução da flacidez dos músculos e da fragilidade dos ossos.
Lembrando que o apetite também está ligado ao sono, durante o descanso é liberada uma grande quantidade de leptina, hormônio que age principalmente no controle do apetite, no aumento do gasto energético e no metabolismo da glicose e das gorduras.
A concentração e memorização podem ficar comprometidas quando temos uma noite de sono ruim, prejudicando as atividades que requeiram maior precisão. Além disso, o cansaço físico pode diminuir a força e velocidade da resposta muscular.
- Clique aqui e confira a edição #22 - Treino em excesso: Riscos para crianças e adolescentes
- Clique aqui e confira a edição #21 - Alimentação: Pós e pré-treino
- Clique aqui e confira a edição #20 - Alerta sobre exercícios em jejum
- Clique aqui e confira a edição #19 - Álcool e atividade física
- Clique aqui e confira a edição #18 - Bons motivos para praticar Muay Thai
A falta de sono compromete seriamente vários processos metabólicos fundamentais como, por exemplo:
- Estresse crônico: afeta o equilíbrio de um hormônio chamado cortisol que é importante para o sistema imunológico, deixando o organismo mais susceptível a infecções.
- Aumenta o risco de: desenvolver diabetes; já que inibe a produção de insulina pelo pâncreas;
- Depressão;
- Irritabilidade;
- Dor de cabeça.
Uma boa noite de sono depende de muitos fatores e existem variações individuais, mas um adulto necessita de 7 a 8 horas de sono para que o corpo se recupere. As crianças precisam de mais horas e idosos menos horas para uma boa recuperação.
Para ter uma boa noite de sono:
- Ter horários regulares para deitar e levantar.
- Ambiente com baixa luminosidade e baixo ruído, além de adequada temperatura.
- Evitar abuso de café, chás, refrigerantes e bebidas alcoólicas principalmente de noite.
- Evitar ler ou assistir televisão na cama.
- Evitar sonecas prolongadas durante o dia.
Muito Importante: Exercício é um aliado contra a insônia.
A maioria dos casos de insônia crônica são causados por problemas emocionais como ansiedade, depressão e estresse. Os exercícios físicos ajudam a regular o sono e são coadjuvantes no tratamento dos problemas emocionais, a atividade física libera endorfinas, substâncias relacionados à sensação de bem estar.
Quando o esporte é praticado ao ar livre, com exposição à luz, tem um efeito adicional na regulação de um hormônio chamado melatonina que também tem participação na regulação do sono.
Hora certa de treinar
Os exercícios físicos ajudam comprovadamente a ter um sono melhor. Porém algumas pessoas podem ter o sono prejudicado quando se exercitam à noite.
Durante o exercício existe uma liberação de adrenalina que pode, em algumas pessoas, ter uma excitação psíquica por tempo mais prolongado no pós-exercício e atrapalhar o início do sono.
Portanto se o exercício for feito mais cedo, haverá naturalmente um relaxamento após algum tempo o que pode até favorecer o início do sono.
Então, fazer exercícios, se alimentar bem e dormir bem, estão mais que comprovados que fazem muitíssimo bem a sua saúde. Você está esperando o que? Sejam bem vindos a uma vida mais saudável!
Comente!