Agora oficial, Talentos 10 é filiado à FPF e debutará na Segundona de profissionais em 2018

Por Edielson Pereira
Da esq. à dir: Matheus (Diretor Executivo T10), Reinaldo Carneiro Bastos (Presidente
da FPF) e Giorge Leonardo (Vice-Presidente do T10). Imagem: Divulgação

Fim da espera. Após alguns dias de expectativa e certa ansiedade para o anúncio oficial, a Federação Paulista de Futebol confirmou na noite desta segunda-feira (05/02) por meio da divulgação dos clubes inscritos na disputa da Segunda Divisão do Campeonato Paulista de profissionais que o Talentos 10 passou a ser um dos seus mais novos membros.


Debutante na competição, o time canarinho já conheceu inclusive quem serão os seus primeiros adversários nesta nova página que está sendo escrita em sua história no futebol.

Integrante do grupo 1, o time terá pela frente adversários conhecidos e tradicionais do Estado como o VOCEM, Assisense, Tupã, Osvaldo Cruz e Assisense; além de Grêmio Prudente e do também estreante Andradina.

Da "Cidade sem limites" para a "Capital Nacional do Alimento"

Talvez mais do que a boa notícia da filiação e estreia do Talentos 10 na competição profissional da Federação Paulista, foi a notícia de que o clube que tem sua sede administrativa na cidade de Bauru vai mandar os seus jogos como mandante na cidade de Marília, no estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal.

O motivo? "Decisão unilateral, arbitrária e sem ciência prévia do contrato de utilização do estádio Alfredo de Castilho, juntamente ao E.C.Noroeste, por seu Presidente Sr. Estevam 24 horas úteis antes das inscrições para o campeonato se encerrarem", diz o comunicado em sua página oficial no Facebook; "pegando a diretoria do Talentos 10 de surpresa e sem poder de reação", complementa.

estádio Abreuzão, em Marília (casa do Talentos 10 na Segundona de 2018)
Foto: divulgação

Diz a nota ainda que "outro fator preponderante no acolhimento do Talentos 10 (na cidade de Marília) deve-se ao seu presidente, o goleiro Giovanni [...] ter jogado pelo MAC no início de 2003 à 2009; a qual guarda com imenso carinho grandes recordações."

O clube rechaça que "foi recebido de braços abertos por Marília, na figura dos Srs. Eduardo Nascimento e Sr. Daniel Alonso, Secretário de Esportes e Prefeito, respectivamente, devido ao projeto social "Descobrindo Talentos" da Escola Passe Certo do Prof. Benê".

Jogos do T10

O Talentos 10 conheceu também a tabela de jogos do Estadual. Sua estreia na competição está agendada para acontecer no dia 08 de abril (domingo) às 10:00h na cidade de Assis, diante do VOCEM. Em casa, no estádio Abreuzão, o time fará sua estreia no domingo seguinte, dia 15 de abril às 10:00h diante do Andradina EC.

Confira abaixo os jogos da equipe:

1ª rodada (08/04 - domingo) - VOCEM  x  Talentos 10
2ª rodada (15/04 - domingo) - Talentos 10  x  Andradina
3ª rodada (22/04 - domingo) - Talentos 10  x  Assisense
4ª rodada (29/04 - domingo) - Santacruzense  x  Talentos 10
5ª rodada (06/05 - domingo) - Talentos 10  x  Osvaldo Cruz
6ª rodada (13/05 - domingo) - Grêmio Prudente  x  Talentos 10
7ª rodada (20/05 - domingo) - Talentos 10  x  Tupã
8ª rodada (27/05 - domingo) - Talentos 10  x  VOCEM
9ª rodada (03/06 - domingo) - Andradina  x  Talentos 10
10ª rodada (10/06 - domingo) - Assisense  x  Talentos 10
11ª rodada (16/06 - sábado) - Talentos 10  x  Santacruzense
12ª rodada (24/06 - domingo) - Osvaldo Cruz  x  Talentos 10
13ª rodada (01/07 - domingo) - Talentos 10  x  Grêmio Prudente
14ª rodada (08/07 - domingo) - Tupã  x  Talentos 10

*Todos os jogos estão agendados para acontecer às 10:00h
** Datas e horários podem sofrer alterações por solicitações dos clubes.

O campeonato

AD Manthiqueira, campeão da Segundona de 2017
Foto: divulgação

Com 41 participantes, a edição de 2018 da Bezinha (como também é conhecida) terá um acréscimo de 11 times em comparação à temporada passada. Contudo, 17 deles serão novidades na atual temporada. 

São eles: Grêmio Catanduvense, Comercial de Ribeirão Preto, Independente de Limeira, Flamengo de Guarulhos, Joseense (ex-São José dos Campos FC) e Paulista de Jundiaí (rebaixados da série A-3 2017); Andradina, Talentos 10, Catanduva e Mauá (estreantes no futebol profissional); Grêmio São-carlense (que retornou às atividades profissionais) além de Guarujá, Itapirense, Fernandópolis, Bandeirante de Birigui, Tupã e Santacruzense. 

Diadema, Osasco FC, Presidente Prudente, Cubatense além de EC São Bernardo e Manthiqueira (ascendentes à série A-3 de 2018) são as únicas equipes que não disputarão o torneio novamente.

Sistema de disputa

As 40 equipes foram divididas em cinco grupo de oito, em que todos jogarão contra todos em turno e returno. Os três melhores colocados de cada chave mais o melhor 4º colocado entre todos os que ficarem nesta posição avançarão de fase.

Na segunda etapa, os 16 times serão divididos em quatro grupos de quatro em que todos jogarão entre si em turno e returno, avançando para as quartas de final os dois primeiros de cada chave. 

Nas quartas, os oito times formarão duas chaves de quatro e também jogarão entre si em turno e returno para que avancem às semifinais os dois primeiros colocados de cada grupo. Nesta fase, a exemplo da fase anterior, as chaves serão formadas através de sorteios em potes (no estilo Copa do Mundo; em que neste caso os clubes de melhores campanhas vão preenchendo subsequentemente os primeiros potes).

Na semi, farão os duelos o time de melhor campanha do campeonato versus o time da 4ª melhor campanha e o time da segunda melhor campanha contra o time da terceira melhor campanha. Quem avançar para a finalíssima, além de decidir o título de campeão da Segundona de 2018, garantirá a vaga na 1ª divisão série A-3 de 2019.

O campeonato terá início em 07 de abril e término previsto para 27 de outubro.

Grupos


Confira abaixo os grupos e os seus respectivos participantes:

Grupo 1: Andradina, Santacruzense, Assisense, Grêmio Prudente, Osvaldo Cruz, Talentos 10, Tupã e VOCEM.

Grupo 2: América de Rio Preto, Inter de Bebedouro, Bandeirante de Birigui, Catanduva, Taquaritinga, Fernandópolis, Grêmio Catanduvense e José Bonifácio.

Grupo 3: Francana, Brasilis, Comercial de Ribeirão Preto, XV de Jaú, São-Carlense, Independente, Jaguariúna e Itapirense.

Grupo - 4: Amparo, Flamengo de Guarulhos, Guarulhos, Joseense, Atlético Mogi, Paulista, São José e União Mogi.

Grupo - 5: Itararé, Guarujá, Barcelona de São Paulo, Elosport, Primavera, Mauaense, Jabaquara e Mauá.

Um comentário:

  1. Parabéns ao T10 time que nós bauruenses vimos desde os tempos de terrão do Vila Dutra,logo depois indo para o campo do Milagrão,conquistando várias conquistas na categoria de base entre elas o título de campeão estadual sub-17 do ano de 2016,levando o nome da cidade para toda a região do estado,mas hj naõ tem um apoio de um prefeito,de um secretário dos esportes que aliás nem temos,uma vergonha pra Bauru que com mais de 400 mil habitantes não tem nenhum campo que possa substituir o campo do Noroeste,como cidadão bauruense me sinto envergonhado,onde poderíamos ter 2 times profissionais jogando em Bauru e não podemos,mas parabéns e muito obrigado a cidade de Marília que abriu as portas para o Talentos 10 obrigado MAC,boa sorte Talentos 10.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.