LBFA faz reunião "em vão"
A LBFA fez reunião às pressas com alguns clubes da 1ª divisão em sua sede na noite desta sexta-feira (11/01) para tratar de assuntos que poderiam ser resolvidos em uma só reunião. Entre os temas abordados estava a violência ocorrida no ano 2012 nas duas divisões, na qual a primeirona chegou a ser paralisada e a segundona não teve seu término, parando nas quartas de final. Já não bastasse, árbitros (alguns destes chegaram a deixar a Liga) também foram alvo de tal violência juntamente aos representantes da própria LBFA que acompanham as partidas adentro ao gramado.
De fato essa informação é muito óbvia, pois muitas dessas brigas dentro, ou fora de campo, poderiam ter sido evitadas caso houvesse rigidez da diretoria e punições igualitárias entre os envolvidos, além de ter sido feita vista grossa na maioria dos casos. Um dos motivos também influentes, é o regulamento utilizado pela entidade, proporcionando excessivo número de jogos realizados, principalmente na 2ª divisão; por exemplo: Foram 261 partidas na 1ª divisão e foram esperados 425 jogos (se não houvessem as eliminações e se o campeonato fosse concretizado), na 2ª divisão.
Para tentar amenizar a situação, o TJD da Liga (que na verdade não influenciava em nada em alguns casos) foi extinto. Agora os atletas e dirigentes serão julgados pela CDD/OAB (Comissão do Direito Desportivo da OAB) com base no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Uma Comissão, ou Tribunal será formado com representantes dos clubes durante o campeonato para julgarem suas atitudes dentro de campo ou também, para decidir se atletas eliminados na Copa SEMEL poderão disputar as competições da Liga.
Outra novidade é que a LBFA continuará recebendo as fichas de inscrição de atletas, porém, repassará à sub-sede da FPF (Federação Paulista de Futebol) em Bauru, na qual caberá a esta entidade legalizar ou não as condições de jogo dos atletas.
Participaram da reunião os diretores do Nacional FC, CA Falcão, Industrial FC, Independência FC, Ajax FC, Juventus FC de Bauru, Diamante Negro SC, Unidos do Bauru XVI FC, AE 100% Gasparini, Roma FC e Fortunato FC. Ambos diretores foram em favor da mensagem de paz transmitida pelo presidente Vicente Silvestre. Mas cá venhamos, qual torcedor no mundo vai ao estádio de futebol para assistir outro "esporte" que não seja o próprio futebol? Em Bauru, com certeza não é diferente!
Estes mesmos diretores estão convocados a comparecer novamente à sede da LBFA no próximo dia 18 às 19:30 com os demais representantes dos clubes que complementam a primeirona de 2013, para que seja tratado o esboço do campeonato deste ano vigente, que ainda não tem previsão de início.
Base de informações extraída do site Futebol Bauru.
discordo q a reuniao tenha sido em vao, o presidente convocou os clubes para q desde ja se comece a pensar numa forma diferente de conduzirmos o campeonato sem violencia, em vao seria deixar tudo como esta e nao conversar com os clubes
ResponderExcluirOk Daniel, foi por isso que o termo "em vão" foi usado entre aspas, pois estes temas abordados na reunião de ontem, poderia ser discutida com a presença de todos os envolvidos e não apenas à frente de 11 equipes, e tudo num dia só. Mesmo porque a reunião somente foi divulgada por eles (LBFA) no mesmo dia da tal. Nós jamais entenderemos que a uma busca por solução à graves problemas como este será em vão, porém a LBFA têm a obrigação de ser transparente com todos os seus envolvidos. Obrigado pelo comentário!
ResponderExcluir