Esporte & Saúde #6 - Hidroginástica
Olá galerinha, vamos falar um pouquinho sobre a hidroginástica!
Ela é um tipo de atividade física que sua prática consiste em exercícios aeróbicos e localizados realizados em um ambiente aquático.
O diferencial dessa atividade é que como é praticada na água, ela oferece resistência aos movimentos, tornando os exercícios mais eficazes e ao mesmo tempo protege as articulações dos impactos que seriam causados, se os mesmos exercícios fossem executados em outro ambiente.
A hidro como é mais conhecida, geralmente é praticada em piscinas, mas nada impede que seja realizada em lagos ou no mar, desde que a água não ultrapasse a linha dos ombros.
Essa linha deve ser respeitada, pois isso melhora a eficiência dos exercícios, principalmente os localizados para a parte superior e também para que os praticantes possam apoiar os pés inteiros no chão; isso permite que pessoas que não sabem nadar pratiquem a atividade.
As aulas de hidro iniciam com um aquecimento da musculatura e aumento do batimento cardíaco.
Importante dizer que essa parte pode incluir também alongamento, seguido pela parte principal que é trabalhado especificamente o objetivo a ser atingido; que pode ser aumento da capacidade cardiorrespiratória se a atividade for realizada em intensidade moderada e de modo ininterrupto, ou então de fortalecimento muscular localizado.
Para que as partes do corpo sejam exercitadas de modo local, é muito comum o uso de equipamentos para ampliar a resistência que a água proporciona ao movimento.
- Clique aqui e confira a edição #5 - Alimentação e Atividade Física
- Clique aqui e confira a edição #4 - Benefícios da Musculação
- Clique aqui e confira a edição #3 - Benefícios da Natação
- Clique aqui e confira a edição #2 - Importância da prática da Atividade Física
- Clique aqui e confira a edição #1 - Futebol e Saúde
Ao final da aula, é necessária uma atividade de relaxamento, para que os batimentos cardíacos voltem ao estado inicial, e é muito comum que atividades de alongamento sejam associadas à volta à calma.
Essa última parte da aula não demora mais de dez minutos, se pensarmos em uma aula-padrão com cinquenta minutos de duração.
O legal é que não é preciso nenhuma vestimenta especial para fazer a hidroginástica; um maiô ou sunquíni e o uso de uma touca são mais do que suficientes.
Algumas pessoas gostam de usar meias antiderrapantes para impedir que escorreguem ao entrar em contato com o fundo da piscina. Porém, o seu uso não é fundamental para a prática.
Benefícios da hidroginástica:
- Pode ser praticada por homens, mulheres, jovens e idosos, pessoas ocupadas e com pouco tempo para praticar exercícios, atletas em treinamento, gestantes, pessoas que estão se recuperando de alguma lesão, pessoas com alguma deficiência e aqueles que querem outra opção para os programas normais de exercícios;
- É uma atividade divertida, onde há uma grande interação durante a aula com outras pessoas. Pessoas tímidas podem se favorecer deste tipo de interação, se soltar mais e até eliminar a inibição;
- Melhora a capacidade aeróbica, a resistência cardiorrespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral;
- Grande gasto calórico;
- Aumenta a circulação sanguínea e a resistência do sistema cardiorrespiratório;
- Tonifica os músculos, torneando braços, pernas e glúteos;
- Melhora a flexibilidade das articulações;
Alguns cuidados
- Desde que você tenha feito uma consulta médica anterior, não há nenhum tipo de problema.
- Como a hidroginástica é uma atividade praticada com a água no nível do ombro, o peso do corpo diminui 90%. Isso praticamente elimina os impactos musculares e articulares.
- Quanto mais baixo o nível da água, maior será o impacto.
Enfim, os exercícios aquáticos são divertidos, agradáveis, eficazes, estimulantes e seguros. Eis uma ótima opção para chegar à boa forma e a um estilo de vida mais saudável!
Comente!