Vice-líder, Santa Cândida surpreende em campanha na elite da Liga Bauruense
Por Juliano Gomes
![]() |
Elenco do Santa Cândida em partida no estádio José Spetic Filho Foto: Santa Candida FC |
Tricolor da Zona Oeste da cidade acumula sete partidas sem derrota na disputa da elite da LBFA e já registra melhor marca em sua curta jornada na elite do futebol amador bauruense.
Na disputa da competição municipal pela primeira vez em 2013, o Candão logo conquistou o acesso a divisão de elite no dia 28/9 após derrotar o Eldorado FC pelo placar de 2 a 1 com gols de Romarinho e Natchá no estádio José Spetic Filho, na Vila Dutra e chegar dentre as principais equipes da Liga Bauruense.
Na decisão da segunda divisão de 2013 o Santa Cândida enfrentou o Complexo Mary Dota em duas partidas no estádio municipal Luiz Edmundo Coube, no Jardim Araruna, sendo derrotado no jogo de ida pelo placar de 2 a 0 no dia 2/11 e no jogo da volta em 9/11 o placar se repetiu com o tona Leste ficando com o título da segunda divisão daquele ano.
No ano e 2014, o Candão chegou até a terceira fase onde ficou no grupo E ao lado do Comercial, Nacional e Complexo Mary Dota, porém a má campanha no grupo culminou na eliminação da equipe que ficou na lanterna com uma vitória e duas derrotas.
Já no ano seguinte em 2015 a campanha foi melhor para o Santa Cândida, que na classificação geral final, ficou com a oitava colocação somando 34 pontos ao longo da competição ficando de fora das semifinais.
Em 2016 a campanha do Candão foi surpreendente, quando a equipe registou sua melhor marca até então desde a chegada na elite ficando com a sexta colocação geral ao término do campeonato.
Agora em 2017, o Santa Cândida vem realizando brilhante campanha na elite e até o presente momento ocupa a vice-liderança do certame com 28 pontos, um a mais que o terceiro colocado Complexo Mary Dota e nove a menos que o líder disparado Independência.
Contando com 11 atletas de fora da cidade, sendo eles Alan Rocha, Charles, Rafinha e Nega da cidade de Balbinos; Papa-léguas, Elivelto, Ju, Cauê, Maleta da cidade de Reginópolis e da cidade de Uru, Rafael e Cebinho.
Somado todos os atletas, o elenco do Santa Cândida chega a 17 jogadores, e para o lateral-esquerdo Alan Rocha, o setor defensivo vem fazendo grande trabalho e sendo um dos fatores primordiais para essa campanha e hoje na competição possui a segunda melhor defesa com apenas 9 gols sofridos. "O Candão vem investindo em jogadores de fora e está endo resultado. Para e falar, de Bauru mesmo só o Marcos lateral-direito e o Thiago Oreia zagueiro, o resto é tudo de fora", salientou o jogador.
"Esses jogadores eram todos do Parque das Nações do ano passado, só não era o Thiago Oreia que está jogando de titular. O restante éramos todos do Parque das Nações". acrescentou.
Perguntado sobre o fato de ser todos de fora e atuarem juntos vem fazendo o diferencial da equipe, o lateral disse: "Com certeza, pois aqui na região s onze jogadores sempre estão jogando juntos nos campeonatos daqui da nossa região. E nesse ano, o Candão está fazendo história pois eles nunca chegaram nessa situação aí de vice colocado do amador, acabando o primeiro turno na segunda colocação e é uma coisa inédita pra eles", finalizou.
O diretor da equipe Fernando também avaliou a campanha da equipe. "A gente vem gastando bastante e nossa campanha está boa, não posso dizer que está ótima porque tivemos tropeço, em questão de alguns times, não desmerecendo nenhuma equipe, mas teve alguns times que a gente poderia ter saído com a vitória e não conseguimos, até por desfalque de cartões amarelo e vermelho, mas graças a Deus estamos em segundo colocado, poderia até estar em primeiro, eu acredito nisso" comentou o diretor que acrescentou: "A gente tem um elenco muito bom, lógico que precisa de algumas peças pro segundo turno que é difícil até a hora que começar o mata-mata, a gente tem uma diretoria muito boa, mas eu creio que graças a Deus os diretores vem ajudando legal, os patrocinadores. Somos muito unidos, todos os domingos estamos fazendo churrasco, música ao vivo, trucada até tarde e é muito bacana. Esse ano estamos com uma bela campanha graças a todos os jogadores, até os que estão no banco, desde o que ajuda pouquinho e todos estão fazendo sua parte" finalizou o diretor.
Para o presidente e técnico da equipe, Lucie, a regularidade do time é baseada na formação que se estende ao longo da competição. "O que vem acontecendo com o time aí, a regularidade do time é o time que a gente começou, que entrou em campo na primeira rodada, é o que está até agora, a gente muda pouco o time. Tivemos duas expulsões no campeonato, o time vai pra treze rodadas que está jogando junto, a gente não muda e os caras estão entrosados, os caras estão querendo vencer, entram em campo como se fosse o último jogo, se fosse o título, respeitando todos os adversários e o time está focado em chegar entre os quatro, chegar até na final, o time está focado nisso aí. A gente respeita todos os adversários, a gente entra em campo respeitando todos os adversários mesmo, e jogando bola, a gente só quer jogar bola e é isso aí" ponderou o mandatário Tricolor.
Até a data de hoje, o Candão conquistou em treze rodadas oito vitórias, quatro empates e apenas uma derrota e segue na segunda colocação com 28 pontos, 26 gols pró e 9 gols contra, sendo o terceiro melhor ataque e a segunda melhor defesa da competição.
O próximo compromisso do Santa Cândida na disputa da primeira divisão da Liga Bauruense ocorre na manhã desse domingo (16) as 10h10 no estádio Toninho Guerreiro, no Núcleo Mary Dota.
Comente!