Treinador e atleta da ABDA juntam-se a Seleção Brasileira de Cross Country e embarcam para a Dinamarca
Redação
Treinador Neto Gonçalves ao lado da atleta Jeovana dos Santos Foto: Divulgação / ABDA |
Nesta quarta-feira, a atleta Jeovana Fernanda dos Santos e o treinador Neto Gonçalves da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) embarcam com a Seleção Brasileira de Atletismo para a Dinamarca, onde disputam o Campeonato Mundial de Cross Country, na cidade de Aarhus, no dia 30 de março.
Segundo a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, da tradução original em inglês para International Association of Athletics Federations), participarão do Mundial atletas de mais de 60 países de todos os continentes. O Brasil será representado pelas equipes sub-20 feminina e adulto masculino.
No time adulto masculino, na prova com distância de 10km, participarão os brasileiros Johnatas de Oliveira Cruz, André Ramos de Souza, Nicolas Antônio Gonçalves e Glenison Gilbert de Carvalho.
Na equipe feminina sub-20, na prova de 6km, disputam pelo Brasil as atletas Jeovana Fernanda Santos (ABDA), Letícia de Almeida Belo, Bianca Vitória Esquerdo e Maria Lucineida Moreira. Irão como treinadores da delegação brasileira os técnicos Alex Sandro de Jesus Lopes e Neto Gonçalves.
Expectativa
A atleta bauruense Jeovana Fernanda Santos enfrentará no Mundial de Cross Country adversárias de altíssimo nível, principalmente as favoritas quenianas e etíopes, além de atletas dos países Europeus e dos Estados Unidos, que têm muita tradição nas provas de Cross Country.
O percurso da competição será realizado em terrenos de gramado, com partes de areia, lama e cascalho, com muitas subidas e descidas, na cidade de Aarhus. A temperatura prevista no local para o dia da prova é de 1ºC.
O horário da prova dos 6km categoria sub-20 feminino será as 11h35 (horário local), 7h35 (horário de Brasília).
Jeovana Fernanda foi campeã brasileira na Copa do Brasil de Cross Country, em São Paulo, e depois 4ª colocada no Campeonato Sul-americano de Cross Country, em Guayaquil, no Equador, o que a qualificou para estar na seleção brasileira no Mundial.
A atleta da ABDA estará representando o Brasil com objetivo de fazer uma grande prova, ciente das dificuldades do percurso devido às várias subidas e descidas que enfrentará, mas está preparada para isso, segundo seu treinador.
Jeovana fez a base de sua preparação no Horto Florestal de Bauru, local que também possui muitas rampas e terreno irregular, mas na Dinamarca enfrentará ainda um novo adversário em sua vida: o frio previsto para o momento da prova.
Para o técnico Neto Gonçalves, além de ser uma grande experiência, a atleta da ABDA tem tudo para fazer uma excelente prova, pois vem fazendo uma grande preparação desde outubro. “Ela vai representar muito bem o Brasil, Bauru e a ABDA. É com grande satisfação e alegria que vamos representar o Brasil neste Campeonato Mundial, vamos fazer o máximo possível para que a equipe brasileira represente muito bem nesta importante competição”, acrescentou.
Jeovana não esconde que está com “um pouquinho de frio na barriga por ser seu primeiro mundial”, mas se diz focada e preparada para dar o melhor na prova. “Estou muito Feliz em poder representar o Brasil e minha equipe mais uma vez em uma competição importante. É uma alegria e uma sensação muito boa em saber que vou encontrar atletas de outros países, principalmente as americanas, quenianas e etíopes, que são atletas fortíssimas nessas provas. Vamos em busca de conseguir ser a melhor atleta da América do Sul”, diz confiante a atleta.
Confira vídeo do percurso feito pela organização da prova percurso: https://bit.ly/2FufOG8
Fonte: ABDA
Comente!