Treinadores de Pólo Aquático da ABDA marcaram presença em evento no Rio de Janeiro
Redação
Treinadores da ABDA estiveram presente em evento que ocorreu no Rio de Janeiro Foto: Divulgação / ABDA |
Na última semana, os técnicos de polo aquático da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA), Jose Ribeiro Jr, Maria Barbara Amaro, Alexandre Dezani, Paulo Rogério Moraes Rocha, Felipe Moreira Gonçalves e Emerson Martins, participaram do Encontro Nacional de Técnicos de Polo Aquático, no Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
O evento organizado em parceria pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) teve a participação de 90 técnicos de todo o país. Além disso, reuniu grandes nomes da modalidade, como o coordenador de Seleções Rick Azevedo, a bicampeã olímpica e mundial, a americana Maggie Steffens, e o medalhista olímpico Tony Azevedo, brasileiro naturalizado americano.
O objetivo do encontro foi abordar temas diversos como: pedagogia esportiva, condicionamento físico, técnico e mental, nutrição, regras e interpretações, questões comportamentais, planejamento de treinos físicos e táticos. Também foram apresentadas e debatidas questões gerais e planejamento a longo prazo da modalidade no Brasil, permitindo que os profissionais trabalhem juntos, padronizando processos de ensino e aprendizagem da modalidade.
Foram três dias de palestras, em que os participantes puderam contar com a expertise dos profissionais que cuidam do alto rendimento no Brasil, como o coordenador de Ações Médicas do COB Roberto Nahon, a psicóloga Alessandra Dutra, o coordenador de Preparação Física Josué Moraes, o nutricionista Ruan Santos e o presidente da Sociedade Brasileira de Treinadores e Consultor Pedagógico do COB Antônio Carlos Gomes.
Para o técnico da ABDA Emerson Martins, o evento foi muito produtivo não apenas por abranger todas as etapas do processo evolutivo do atleta, pedagogia, divisões de treinamento em faixas etárias e níveis de evolução. “O Congresso foi positivo também por reunir técnicos do Brasil inteiro e proporcionar troca de experiências do que tem sido praticado em cada região. Além disso, houve definição sobre futuros campeonatos nacionais e integração do país com relação ao polo aquático”, comenta o técnico.
O Encontro Nacional de Técnicos de Polo Aquático também valeu como certificado para que os técnicos possam atuar nos campeonatos nacionais.
Comente!