Esporte & Saúde #8 - Os benefícios da corrida

Olá galerinha, vocês querem saber o porquê a cada dia que passa aumenta o número de pessoas correndo pelas ruas?
Mas hoje não estamos falando da correria do dia a dia e sim do esporte propriamente dito.
A corrida é um dos esportes mais praticados e prazerosos do mundo, além de derreter gordura e aumentar a resistência, ainda traz benefícios que você não enxerga e se espalham pelo corpo todo. Confira!
- Exercita a cabeça: Toda atividade que exige foco e concentração é positiva do ponto de vista neurológico, porque estimula o raciocínio.“Correr regularmente também melhora a memória e outras funções cognitivas”.
- Melhora o sono: equilibra o organismo e melhora a qualidade do sono.
- Previne doenças: correr fortalece o sistema imunológico.
- Aumenta a autoestima: o fato de conseguir evoluir um pouquinho a cada dia faz um bem danado para a autoconfiança.
- Deixa o coração resistente: A corrida melhora o fluxo sanguíneo nas coronárias (artérias que irrigam o coração) e estimula a capacidade de contração do músculo cardíaco.
Tudo isso afasta o risco de aterosclerose, que é o estreitamento de vasos devido a placas de gordura e que leva ao infarto.
E como sempre, NÃO SE ESQUEÇA DA “ÁGUA”!
- Clique aqui e confira a edição #7 - Pilates
- Clique aqui e confira a edição #6 - Hidroginástica
- Clique aqui e confira a edição #5 - Alimentação e Atividade Física
- Clique aqui e confira a edição #4 - Musculação
- Clique aqui e confira a edição #3 - Natação
Quando você corre, perde líquido e sais minerais por causa da transpiração. Por isso, é preciso ficar atento à hidratação durante o exercício.
Para treinos que duram até 60 minutos, beber água (pequenos goles a cada 20 minutos) é suficiente. Quando o tempo de corrida for superior à uma hora, recomenda-se o consumo de uma bebida esportiva, que, além de água, contém sais minerais, como sódio, potássio, cálcio, magnésio e carboidratos.
É bom saber também que a corrida é uma forma de exercício aeróbico, a frequência cardíaca aumenta durante a atividade, quando a frequência cardíaca aumenta, todo o sistema cardiovascular (coração e vasos sanguíneos) se exercita. Exercícios regulares fazem o sistema cardiovascular trabalhar de forma mais eficiente.
Mas o que isso significa? Os exercícios regulares deixam o coração e as outras partes do sistema cardiovascular mais fortes, e as ajudam a trabalhar com mais eficiência.
O coração bombeia mais sangue a cada batida. Isso, por sua vez, ajuda os vasos sanguíneos a reterem
elasticidade. O maior volume de sangue também carrega mais oxigênio dos pulmões para outras partes do corpo. Os pulmões também se exercitam, em função do aumento da frequência respiratória durante uma corrida.
A incidência dessa doença está aumentando drasticamente em todo o mundo, principalmente em países sob rápida industrialização. Pessoas com diabetes têm maior probabilidade de desenvolver doenças renais e cardiovasculares, cegueira, gangrena e outras doenças.
Os exercícios regulares reduzem a pressão arterial, ajudando assim a controlar a hipertensão (alta pressão arterial). Os exercícios também aumentam o bom colesterol (lipoproteínas de alta densidade, ou HDL) e reduz o mau colesterol (lipoproteínas de baixa densidade, ou LDL), o tipo de colesterol que se acumula nas artérias. Tudo isso ajuda a prevenir ataques cardíacos e derrames, além de outras doenças cardiovasculares.

Se qualquer exercício aeróbico, de impacto, é uma boa forma de exercitar o corpo como um todo, por que escolher a corrida? A resposta é a simplicidade da atividade. A corrida pode ser praticada ao ar livre ou em ambientes fechados, como uma pista ou esteira. Não exige muitos equipamentos e um bom tênis de corrida, e pode ser praticada tanto no inverno quanto no verão.
Portanto, contribua você também para o aumento do número de praticantes desse esporte, correr não requer um equipamento especial, dá para praticar ao ar livre, ainda é uma ótima maneira de melhorar o fôlego, emagrecer, melhorar a saúde e fazer novas amizades.
Comente!