Silvinho Queiroz: O talento pedindo passagem

Postado por Edielson Pereira em 03 de dezembro de 2013, terça-feira, às 00:40

Silvinho - Barcelona FC
Imagem: arquivo TNRB
O atacante Silvio Munis de Queiroz, ou popularmente Silvinho, de 21 anos de idade; se tornou nesta temporada de 2013 uma das grandes revelações do futebol amador de Bauru atuando pelo Barcelona FC na 1ª divisão da Liga Bauruense de Futebol Amador.

Em apenas seu terceiro ano de disputa da divisão de elite da Liga, Silvinho este ano atingiu a marca de 118 gols na 'carreira' segundo suas próprias contas.

Com 16 gols anotados no campeonato, o camisa 11 do time do Parque Jaraguá ficou com a 5ª posição na artilharia; ficando atrás apenas de Goela (Comercial EC) e Hamilton (Ajax FC) - 31 gols; Ricardo Canela (Ajax FC) - 22 gols e Diegão (Independência FC) - 17 gols. 

Destes, somente Goela e Diegão seguem em disputa no campeonato. O atacante somente não ficará com o referido lugar na artilharia da primeirona se Pernambuco (Comercial EC) - 13 gols, Luizinho (Independência FC) - 12 gols e Rogerinho (Comercial EC) - 11 gols, fizerem quatro, cinco e seis gols respectivamente na segunda partida da Final que acontecerá no próximo domingo (08/12).

Mas, para chegar nesta boa fase vivida atualmente no amador local, Silvinho anteriormente disputou por quatro vezes a 2ª divisão da LBFA em que acabou se tornando o artilheiro da edição de 2012 com 32 gols feitos.

Trajetória

Silvinho - Barcelona FC
Imagem: arquivo TNRB
Antes de ingressar no futebol amador, Silvinho foi atleta das categorias de base do EC Noroeste, quando no período de 2006 à 2009 atuou pelo sub-15 e sub-17 do time.

Em 2007, estreou no amador através da indicação de seu tio, Nei Gatuso (atual técnico do Barcelona e fundador do Comercial) em que jogou algumas partidas pelo time da Vila Nove de Julho na 2ª divisão, e anotou oito gols em poucos jogos disputados.

No ano seguinte, em 2008, o atacante novamente jogando a segundona pelo mesmo Comercial, desta vez anotou o dobro de gols em relação ao ano anterior; balançando a rede em 16 oportunidades.

Paralelamente lutando pelo sonho de se tornar um jogador profissional de futebol, Silvinho lembra que o ano de 2009 foi muito triste com relação às suas expectativas de ingressar nesta carreira. Naquele ano, o atacante chegou a disputar uma competição regional na cidade de Ribeirão Preto (222 km) e foi agradado por um Agenciador de atletas que o levaria para um período de testes no Santos  FC.

O atacante retornou à Bauru somente para apanhar algumas coisas antes de retornar à Ribeirão e de lá seguir para a Baixada santista com o referido Agenciador. Contudo, ao chegar na mencionada cidade, ele deparou com o falecimento deste homem que o 'colocaria' no caminho do futebol.

Silvinho - Barcelona FC
Imagem: arquivo TNRB
Sem esta possibilidade, Silvinho então voltou a Bauru onde já atuava pelo Noroeste e fez uma seletiva interna para disputar o Campeonato Paulista da categoria sub-17. O último teste foi diante do Bauru FC no estádio Mirante Ferroviário. Apesar de começar a partida no banco de suplentes, Silvinho entrou e fez o único gol do jogo em favor do Noroeste, que saiu vencedor.

Mas, apesar de tal feito, ele não foi selecionado para o grupo que comporia o elenco do Estadual e à partir de então desanimou-se da carreira de atleta profissional até ser dispensado pelo time alvirrubro.

De volta ao amador, neste mesmo ano, ele havia se transferido para o Barcelona e disputava pela primeira vez a 1ª divisão da LBFA. Com uma campanha regular/ruim do time grená, Silvinho ainda conseguiu balançar as redes por 12 vezes.

Em 2010 o jogador voltou ao Comercial e conseguiu 22 gols na temporada atuando na segundona; ano em que atingiu sua segunda melhor marca de gols; ajudando ao Tigre o inédito acesso à primeirona bauruense com o status de campeão.

Em 2011, retornou ao Barça na 1ª divisão e fez novamente 12 gols, que não foram suficientes para que o rebaixamento fosse evitado.

No ano seguinte, com o propósito de devolver o time do Jaraguá à 1ª divisão, Silvinho 'explodiu' e se tornou o artilheiro da competição ao anotar incríveis 32 gols.

E neste ano de 2013, após a grande campanha realizada pelo mesmo Barcelona em que o atacante fez parte do grupo, ele ressalta que já atraiu a atenção de alguns outros times do amador local, para uma possível transferência no ano de 2014.

Inspiração

Silvinho conta que sua maior inspiração vem de dentro de casa. Seu pai, Silvio dos Santos Queiroz, apesar de nunca ter atuado no futebol amador da cidade, sempre o motivou, desde quando o acompanhava quando tinha seus cinco anos de idade, viajando para cidades da região para assisti-lo jogar. Conta que Silvinho (como também é chamado) só não joga no futebol local por simples opção.

Metas

Para o futuro, Silvinho tem como metas de um dia se tornar artilheiro da primeirona, vencer uma referida competição e também de disputar um Campeonato Estadual de Clubes.

2014

Silvinho - Barcelona FC
Imagem: arquivo TNRB
Segundo Silvinho, Borborema AC, AE 100% Gasparini, Unidos do Bauru XVI, Comercial EC e Ajax FC fizeram contatos com ele e com o presidente do Barcelona Cleber Senastião, para acerto no ano que vem. Além destes, o técnico multi-campeão do amador bauruense Osmarzão, também já demonstrou interesse no jogador. O técnico em questão poderá se vincular ao Independência FC na próxima temporada, por conta do Cinquentenário da equipe que certamente montará um grande elenco para buscar possivelmente um Tetracampeonato.

Mas, ele adianta que para sair do Barça, pouco não será o valor que terão que desembolsar à ele para que ele se desligue do time. Mas ele explica: "Me sinto muito a vontade jogando no Barcelona, é o time do bairro de onde moro e tenho muita consideração por todos da equipe. Este ano mesmo estava acertando com o Corinthinha mas por conta disso, acabei não indo'.

Para encerrar, ele ratifica sua permanência no time do Parque Jaraguá e afirma que realmente será difícil sua transferência na próxima edição da 1ª divisão da Liga Bauruense: 'Pra me tirarem do Barça, terão que 'rasgar' muito dinheiro na minha mão', resume em tom descontraído.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.