Reunião da primeirona pré encaminha participantes de 2014. Haverá também reajuste de taxas
Postado por Edielson Pereira em 14 de janeiro de 2014, terça-feira, às 15:48
Em reunião da 1ª divisão acontecida na noite desta segunda-feira (13/01) na sala "José Euliotério", na sede da Liga Bauruense de Futebol Amador; dentre vários assuntos abordados, ficou pré-encaminhado os times que disputarão a competição deste ano.
Foto: Juliano Pereira/TNRB |
Vicente Silvestre Foto: Juliano Pereira/TNRB |
Participaram da reunião representantes de Santos FC, Juventus FC, Nacional AC, Independência FC, Comercial EC, Unidos do Bauru XVI FC, Império FC, AE 100% Gasparini, Fortunato FC e Industrial FC (remanescentes de 2013); Complexo Mary Dota FC, EC São Geraldo e Santa Cândida FC (ascendentes da 2ª divisão), AE Petrópolis e Nobuji FC (retornando de licença), além do AC Ouro Verde, rebaixado para temporada de 2014.
Por outro lado, Barcelona FC, AA Leão XIII, Milan FC, Ajax FC e AA São Jorge; que também têm direito assegurado na competição, não mandaram representantes. Arsenal FC e CA Falcão da Vila Giunta, terão que cumprir a suspensão imposta pela Comissão de Direito Disciplinar no ato de suas respectivas eliminações na última edição da competição, e portanto, não disputarão a 1ª divisão de 2014.
Taxa de arbitragem
O primeiro assunto da pauta abordado pelo Presidente Vicente Silvestre foi com relação à taxa de arbitragem. Segundo o mandatário, os árbitros e assistentes componentes do quadro da entidade não trabalharão por menos de R$ 120,00 e R$ 60,00 respectivamente. Por jogo, os clubes deverão desembolsar ao menos R$ 150,00 cada; uma vez que o representante da entidade na partida também receberá R$ 60,00.
Em seguida, Vicente falou sobre a viabilidade da utilização do Estádio Distrital Nelson Reginato do Canto, no Jardim Redentor, para os jogos do Campeonato Estadual de Clubes Amador, que é organizado pela Federação Paulista de Futebol.
O campo é o único distrital da cidade que possui refletor e permite portanto que o (s) clube (s) envolvido (s) no Estadual, possa (m) cumprir seus jogos da Liga Bauruense durante a semana à noite, uma vez que aos domingos acontecem as partidas do Paulistão Amador.
"Nos últimos anos a cidade de Bauru não mandou representante no Campeonato; uma porque os clubes que garantiram a vaga não tiveram interesse e outra porque não tinham onde jogar, caso quisessem mesmo disputar. Vamos na SEMEL ver qual a situação inicial do Estádio e aproveitar para cobrar algo com relação à iluminação. Somos a única Liga do Estado que podemos mandar três clubes e não estamos aproveitando.".
Sobre a taxa de inscrição na competição, Vicente informou que o valor de R$ 500,00 está mantido; pois neste valor também já está incluso a ajuda de custo à Liga, que retira por exemplo o aluguel do prédio, que gira em torno de R$ 900,00 mensais.
Com relação à ficha de atletas, o Presidente informou que os clubes terão direito a inscrever 20 jogadores, que serão cadastrados na Federação Paulista de Futebol. Após a inscrição, o sistema da FPF tem o prazo de até oito dias para aprovar ou não o jogador. Esta aprovação em questão dependerá da própria FPF e também da CBF.
Em seguida, se aprovado, a entidade encaminhará as carteirinhas de cada atleta à Liga Bauruense, que repassará aos clubes. Os jogadores cujas fichas não forem aprovadas na Federação Paulista, ficarão retidas na Liga Bauruense até que se resolva todo o processo de regularização (os problemas em questão podem se dar pelo processo de reversão da carteirinha de profissional para amador, problemas administrativos, etc.).
As fichas de jogadores serão liberadas aos times somente após o pagamento da taxa de inscrição á vista ou com entrada da metade do valor integral (R$ 250,00).
Outra informação relevante posta em debate a aprovada foi de que o atleta que tiver qualquer tipo de apenação junto à Federação Paulista, não poderá ser inscrito na competição.
Vicente Silvestre colocou em debate logo na sequência, propondo aos clubes, se ambos gostariam de poder contar com jogadores que atuaram na Copa SEMEL; levando em consideração de que na edição de 2013, esta opção não foi validada.
Os clubes então preferiram manter a posição e continuar a não aceitar os jogadores vindos da outra competição.
Com relação a alteração no número de pessoas ligadas ao clube dentro do gramado, foi levantada a questão por José Antonio de Souza, o Jamanta, de que a CDD (Comissão de Direito Desportivo) sugeriu que excluíssem de campo o Diretor que cada equipe leva. O motivo em si é para que fosse reduzido o número de pessoas de dentro dos gramados e automaticamente a possibilidade de uma confusão fosse reduzida.
Os clubes em si não concordaram e justificaram o porquê da permanência de seus diretores: "Ele (diretor) tem fundamento dentro do campo. Ele auxilia por exemplo na busca da bola, quando esta sai da praça desportiva. Como não temos pessoas responsáveis para realizar tal função, não caberia ao técnico e nem ao massagista executar esta atividade. Outra coisa que tem que ser considerada é o comportamento deste referido diretor. Tem que saber sim se comportar devidamente.".
Vicente Silvestre disse em seguida que este ano quem não for devidamente autorizado pela Liga Bauruense a adentrar aos gramados nas competições da entidade, será convidado a se retirar. A Liga emitirá um documento para as pessoas, em especial da imprensa, que terá que ser apresentado no momento de inserção ao gramado.
Com receio de não atingir 20 agremiações para a disputa da competição de 2014, os clubes presentes já pensavam na forma de viabilizar a competição com número de 16 ou 18 equipes.
Entretanto, Wellington Chateaubriand informou que os clubes que não participaram da reunião e/ou estão indefinidos terão até o dia 17/01 (sexta-feira) para confirmarem participação.
São os casos por exemplo do Barcelona FC, AA Leão XIII, Milan FC, Ajax FC, AA São Jorge e CA Parque das Nações. O Industrial FC, apesar de ter representante na reunião, disse que possivelmente não disputará esta edição.
Por outro lado, o representante do Ouro Verde mencionou estar presente porque pleiteia uma das vagas caso não seja atingido inicialmente os 20 clubes do campeonato. Como a agremiação foi rebaixada no ano de 2013, Vicente Silvestre disse que a prioridade será dada aos clubes ascendentes da 2ª divisão e assim sucessivamente.
A data limite para confirmação de inscrição da agremiação, será até o dia 27/01 (segunda-feira), quando ocorrerá nova reunião da sede da entidade. Já sobre o início da competição, Vicente tem em vista começar em 22 e 23/02 ou 01 e 02/03; último final de semana de fevereiro e primeiro final de semana de março.
Porém, como no inicio de março será feriado de carnaval, o Presidente afirma que pode antecipar a data de inicio do campeonato, tudo mediante à resolução destas 'pendências' dos clubes filiados.
O Presidente da Liga informou também que brigará na SEMEL pelo repasse de verba pública que os clubes recebem. Atualmente, R$ 120 mil são repassados anualmente. Porém, ele garante que através da publicação em Diário Oficial, a Prefeitura libera verba de R$ 600 mil ao futebol amador da cidade e irá atrás de saber 'onde estão' os R$ 480 mil restantes.
Em reunião que foi realizada com representante do Ministério Público, Vicente Silvestre afirmou que conseguiu o direito de competitividade, em que o mesmo valor investido nas competições da SEMEL, terá que ser investido também na Liga Bauruense: "O ideal seria formarmos uma comissão com alguns clubes da 1ª divisão e brigar por isso. Mas com tudo, tentaremos resolver isso.", afirmou o Presidente.
Um dos pontos que foi mais questionado por muitos é a exorbitante participação de clubes de cidades vizinhas na Copa Big Boys: "Ao todo são cerca de 120 times que disputam a Copa, em diversas categorias. Porém, somente um ou outro é da cidade de Bauru. Porque custear um campeonato para cidades vizinhas se eles não colaboram com os campeonatos da cidade?", disse Fernando, Presidente do Fortunato FC e que também mencionou ter sofrido descaso ao tentar colocar um clube na referida competição.
Outro ponto levantado por Jamanta e aprovado por unanimidade é de que o clube que for eliminado no decorrer da competição (geralmente por violência), não terá direito ao recebimento do repasse da verba pública.
A próxima reunião de clubes da 1ª divisão acontecerá na segunda-feira dia 27/01 para confirmação dos clubes participantes de 2014 e possível divulgação da tabela.
Estadual de Clubes
Em seguida, Vicente falou sobre a viabilidade da utilização do Estádio Distrital Nelson Reginato do Canto, no Jardim Redentor, para os jogos do Campeonato Estadual de Clubes Amador, que é organizado pela Federação Paulista de Futebol.
O campo é o único distrital da cidade que possui refletor e permite portanto que o (s) clube (s) envolvido (s) no Estadual, possa (m) cumprir seus jogos da Liga Bauruense durante a semana à noite, uma vez que aos domingos acontecem as partidas do Paulistão Amador.
"Nos últimos anos a cidade de Bauru não mandou representante no Campeonato; uma porque os clubes que garantiram a vaga não tiveram interesse e outra porque não tinham onde jogar, caso quisessem mesmo disputar. Vamos na SEMEL ver qual a situação inicial do Estádio e aproveitar para cobrar algo com relação à iluminação. Somos a única Liga do Estado que podemos mandar três clubes e não estamos aproveitando.".
Taxa de inscrição e ficha de atletas
Com relação à ficha de atletas, o Presidente informou que os clubes terão direito a inscrever 20 jogadores, que serão cadastrados na Federação Paulista de Futebol. Após a inscrição, o sistema da FPF tem o prazo de até oito dias para aprovar ou não o jogador. Esta aprovação em questão dependerá da própria FPF e também da CBF.
Em seguida, se aprovado, a entidade encaminhará as carteirinhas de cada atleta à Liga Bauruense, que repassará aos clubes. Os jogadores cujas fichas não forem aprovadas na Federação Paulista, ficarão retidas na Liga Bauruense até que se resolva todo o processo de regularização (os problemas em questão podem se dar pelo processo de reversão da carteirinha de profissional para amador, problemas administrativos, etc.).
As fichas de jogadores serão liberadas aos times somente após o pagamento da taxa de inscrição á vista ou com entrada da metade do valor integral (R$ 250,00).
Outra informação relevante posta em debate a aprovada foi de que o atleta que tiver qualquer tipo de apenação junto à Federação Paulista, não poderá ser inscrito na competição.
Foto: Juliano Pereira/TNRB |
Jogadores da SEMEL e alteração no número de integrantes dos times dentro de campo
Vicente Silvestre colocou em debate logo na sequência, propondo aos clubes, se ambos gostariam de poder contar com jogadores que atuaram na Copa SEMEL; levando em consideração de que na edição de 2013, esta opção não foi validada.
Os clubes então preferiram manter a posição e continuar a não aceitar os jogadores vindos da outra competição.
Com relação a alteração no número de pessoas ligadas ao clube dentro do gramado, foi levantada a questão por José Antonio de Souza, o Jamanta, de que a CDD (Comissão de Direito Desportivo) sugeriu que excluíssem de campo o Diretor que cada equipe leva. O motivo em si é para que fosse reduzido o número de pessoas de dentro dos gramados e automaticamente a possibilidade de uma confusão fosse reduzida.
Os clubes em si não concordaram e justificaram o porquê da permanência de seus diretores: "Ele (diretor) tem fundamento dentro do campo. Ele auxilia por exemplo na busca da bola, quando esta sai da praça desportiva. Como não temos pessoas responsáveis para realizar tal função, não caberia ao técnico e nem ao massagista executar esta atividade. Outra coisa que tem que ser considerada é o comportamento deste referido diretor. Tem que saber sim se comportar devidamente.".
Identificação dentro do gramado
Vicente Silvestre disse em seguida que este ano quem não for devidamente autorizado pela Liga Bauruense a adentrar aos gramados nas competições da entidade, será convidado a se retirar. A Liga emitirá um documento para as pessoas, em especial da imprensa, que terá que ser apresentado no momento de inserção ao gramado.
Foto: Juliano Pereira/TNRB |
Datas para inscrição dos clubes
Com receio de não atingir 20 agremiações para a disputa da competição de 2014, os clubes presentes já pensavam na forma de viabilizar a competição com número de 16 ou 18 equipes.
Entretanto, Wellington Chateaubriand informou que os clubes que não participaram da reunião e/ou estão indefinidos terão até o dia 17/01 (sexta-feira) para confirmarem participação.
São os casos por exemplo do Barcelona FC, AA Leão XIII, Milan FC, Ajax FC, AA São Jorge e CA Parque das Nações. O Industrial FC, apesar de ter representante na reunião, disse que possivelmente não disputará esta edição.
Por outro lado, o representante do Ouro Verde mencionou estar presente porque pleiteia uma das vagas caso não seja atingido inicialmente os 20 clubes do campeonato. Como a agremiação foi rebaixada no ano de 2013, Vicente Silvestre disse que a prioridade será dada aos clubes ascendentes da 2ª divisão e assim sucessivamente.
A data limite para confirmação de inscrição da agremiação, será até o dia 27/01 (segunda-feira), quando ocorrerá nova reunião da sede da entidade. Já sobre o início da competição, Vicente tem em vista começar em 22 e 23/02 ou 01 e 02/03; último final de semana de fevereiro e primeiro final de semana de março.
Porém, como no inicio de março será feriado de carnaval, o Presidente afirma que pode antecipar a data de inicio do campeonato, tudo mediante à resolução destas 'pendências' dos clubes filiados.
Repasse da veba da Prefeitura
O Presidente da Liga informou também que brigará na SEMEL pelo repasse de verba pública que os clubes recebem. Atualmente, R$ 120 mil são repassados anualmente. Porém, ele garante que através da publicação em Diário Oficial, a Prefeitura libera verba de R$ 600 mil ao futebol amador da cidade e irá atrás de saber 'onde estão' os R$ 480 mil restantes.
Em reunião que foi realizada com representante do Ministério Público, Vicente Silvestre afirmou que conseguiu o direito de competitividade, em que o mesmo valor investido nas competições da SEMEL, terá que ser investido também na Liga Bauruense: "O ideal seria formarmos uma comissão com alguns clubes da 1ª divisão e brigar por isso. Mas com tudo, tentaremos resolver isso.", afirmou o Presidente.
Um dos pontos que foi mais questionado por muitos é a exorbitante participação de clubes de cidades vizinhas na Copa Big Boys: "Ao todo são cerca de 120 times que disputam a Copa, em diversas categorias. Porém, somente um ou outro é da cidade de Bauru. Porque custear um campeonato para cidades vizinhas se eles não colaboram com os campeonatos da cidade?", disse Fernando, Presidente do Fortunato FC e que também mencionou ter sofrido descaso ao tentar colocar um clube na referida competição.
Outro ponto levantado por Jamanta e aprovado por unanimidade é de que o clube que for eliminado no decorrer da competição (geralmente por violência), não terá direito ao recebimento do repasse da verba pública.
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