Norusca luta, faz frente e cai de pé diante do Cruzeiro na Copa São Paulo
Imagem do gol mal anulado de Tuxa - Noroeste x Cruzeiro Foto: Edielson Pereira |
Hoje não deu pro Norusca. Mesmo jogando de igual pra igual e fazendo frente com o time do Cruzeiro pela segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior neste sábado (09/01), a Maquininha Vermelha saiu de campo derrotada pelo placar de 3 a 1 e se despediu mais cedo da competição.
Muito tem se especulado sobre a atuação da arbitragem que teria prejudicado o Noroeste em alguns lances da partida. Não podemos negar que foi. Mas falar de arbitragem é sempre uma questão delicada por se tratar de diversas maneiras de interpretação. Contudo, não podemos esquecer que nesta mesma semana, na segunda-feira 04 de janeiro, o próprio Noroeste foi beneficiado em certos lances no duelo contra o União Barbarense.
Não está em mérito a questão do que é certo ou errado. Porém é totalmente cabível um pouco mais de reflexão antes de se especular qualquer coisa relacionada à arbitragem.
O Noroeste entrou em campo com Joseílson, Matheus, Bebê, Emerson, Celsinho, Octávio, Silval, Wesley, Kayo, Tuxa e William. Já o time celeste começou com Lucão, Vitinho, Fabricio, Murilo, Thiago Souza, Daniel Vinçan, Rick Sena, Tom, Dudu, Alex e Andrey.
A partida, realizada às 15:00 no estádio Alfredo de Castilho foi boa e muito bem movimentada. Antes de a chuva chegar ao Alfredão, os times faziam um duelo parelho logo no início, em que ambos chegavam com propriedade no campo de ataque.
O Cruzeiro teve duas boas chances, porém foi o Noroeste quem balançou a rede adversária aos sete minutos. Após bola alçada na área em cobrança de falta sofrida por Octávio pelo lado esquerdo, Tuxa apareceu entre a zaga cruzeirense e testou firme pro fundo da rede na saída errada do goleiro Lucão.
Entretanto, o auxiliar Haislan Alves de Morais marcou impedimento equivocado do camisa dez noroestino e o árbitro Mauricio Antonio Fioretti anulou o que seria o primeiro gol do jogo.
A chuva então começou a cair com força e a velocidade dos jogadores em campo foi reduzida por conta do peso do gramado. Já nas arquibancadas, a chuva pareceu estimular a torcida que aos gritos arrepiantes e num lindo coro de "Norusca ôôô", chamava para si o brilho da partida
O Noroeste sentiu mais que o Cruzeiro, que postando-se mais organizado em campo, detinha maior posse de bola. Aos 23 minutos após escanteio cobrado pela direita, a bola sobrou para Alex que da entrada da grande área rolou para Rick Sena que estava à sua esquerda. O camisa 22 limpou a marcação a bateu cruzado no canto esquerdo de Joseilson para fazer 1 a 0 para o Cruzeiro.
A torcida então empurrou, apoiou a garotada que continuava a correr em campo tentando recuperar o prejuízo. Aos 45 minutos, depois de um escanteio cobrado pela direita no ataque noroestino, a zaga cruzeirense afastou a bola e puxou contra-ataque fatal.
William em comemoração do gol noroestino Foto: Edielson Pereira |
No segundo tempo, o Noroeste se lançou desde o início ao ataque buscando descontar o marcador. O time passou a frequentar na maior parte do tempo o setor ofensivo. Mas a dificuldade no último passe era o maior problema alvirrubro. Tuxa era o combustível do Norusca. Na maioria das jogadas era ele o responsável pela boa movimentação no ataque chamando a atenção dos zagueiros adversários.
Aos 17 minutos, o Cruzeiro quase aumentou o marcador num lance curioso em que quase foi marcado gol contra. Andrey lançou Alex na entrada da área que saiu de frente ao goleiro Joseilson. Octávio, que vinha na cola do camisa dez cruzeirense, teve o intuito de afastar a bola quando a tocou contra sua própria meta na saída do camisa um. O atleta correu e em cima da linha evitou o que seria seu gol contra; chutando a bola pra fora da área.
Já aos 39 minutos, William foi lançado no campo de ataque, invadiu a área e foi derrubado pelo lateral cruzeirense. O árbitro marcou pênalti. O próprio camisa nove foi para a cobrança e bateu rasteiro no canto esquerdo de Lucão, que mesmo tocando na bola, não evitou o primeiro gol do Norusca na partida.
O gol incendiou a torcida, que voltou a gritar na arquibancada empurrando o alvirrubro. Mesmo restando poucos minutos para o apito final, a torcida e os jogadores acreditavam pelo menos no gol de empate.
Contudo, três minutos após o gol, Alex recebeu passe aberto na direita, avançou sobre a marcação alvirrubra até a grande área e bateu forte cruzado no canto direito de Joseilson para guardar o terceiro gol cruzeirense na partida e selar a vitória mineira.
Na próxima fase, o Cruzeiro voltará a campo para enfrentar novamente o time do Marília, que nos pênaltis, eliminou em casa o Coritiba pelo placar de 4 a 2 após empate em 0 a 0 no tempo regulamentar.
O local? Ainda não está definido. Provavelmente será em Marília. Mas se depender do time cruzeirense, a partida será novamente no estádio Alfredo de Castilho.
Todas as pessoas do clube com as quais conversamos elogiaram a estrutura oferecida na cidade de Bauru comparada ao que encontraram na cidade vizinha. Como dito pelo técnico Marcos Valadares, apesar de a grama ser um pouco antiga, o campo é maior que o do estádio Bento de Abreu.
Da mesma opinião compartilhou o atual camisa dez do Cruzeiro e ex-jogador do Botafogo de Ribeirão Preto (vice-campeão na edição passada) Alex:
Já Bebê, um dos maiores destaques do jogo, falou sobre a grande atuação do Noroeste feita diante do Cruzeiro, comentou sobre os erros da arbitragem e sobre a sua expectativa em integrar o time principal do Norusca na disputa da série A-3:
Semelhante aos mesmos assuntos que seu parceiro de time, falou o atacante Tuxa. O camisa dez alvirrubro também aproveitou para engrandecer o Esporte Clube Noroeste sobre sua tradição e sua camisa de peso:
Vários jogadores despertaram a atenção de olheiros que estiveram presentes no estádio. Mesmo assim o time agora passará por avaliação dos membros da comissão técnica para ver quem seguirá no alvirrubro para compor o elenco profissional da equipe, que estreia no próximo dia 31 deste mês diante do Grêmio Osasco no estádio Alfredo de Castilho.
Confira abaixo os gols da partida:
Comente!