Norusca pressiona, corre atrás, empata e deixa aberta vaga na próxima fase da Copinha
Noroeste 1x1 União Barbarense FC Foto: Udson Manzatto |
O Noroeste por diversas vezes tentou. Tentou, tentou e tentou mas só conseguiu anotar apenas gol no União Agrícola Barbarense na tarde desta segunda-feira (04/01); em partida válida pela segunda rodada do grupo seis da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
O duelo que ocorreu às 17:00 no estádio Alfredo de Castilho foi amplamente dominado pelo alvirrubro. Porém a perfeita cobrança de falta concluída em gol (e que gol!) pelo União Barbarense na segunda metade da etapa complementar, quase fez desmoronar a casa noroestina que conseguiu o empate somente a três minutos do fim do jogo.
Vindo de grande vitória por 4 a 0 sobre o Palmas na rodada de estreia, a Maquininha Vermelha foi com gana pra cima do adversário paulista no objetivo de triunfar novamente e selar a classificação antecipada à segunda fase.
O União por sua vez teve de engolir a seco a desastrosa goleada sofrida no último sábado por dez a zero para o Coritiba e entrar em campo para honrar o centenário manto alvinegro consequentemente fazendo frente aos donos da casa; apoiados por um ótimo público no Alfredão.
Vale ressaltar que um dos principais motivos, se não o maior deles de o norusca não ter engatado outra grande vitória nesta tarde, foi a gigantesca atuação do goleiro Charles, de apenas 16 anos, que fechou o gol para o time barbarense: "Queria agradecer à Deus e à diretoria que me acolheu. Eu já havia parado de jogar futebol durante seis meses, me dedicando apenas aos estudos e eles me acolheram, me deram essa oportunidade e estou retribuindo dentro de campo com meu trabalho que venho fazendo no dia a dia.", disse o camisa um alvinegro.
E foi exatamente o time do Barbarense que abriu o placar aos 33 minutos do segundo tempo em linda cobrança de falta executada pelo zagueiro João Paulo. O gol marcado pelo atleta calou momentaneamente o estádio provocando a irritação da torcida que ficou impaciente por conta do excessivo número de gols desperdiçados além do resultado adverso.
Vídeo: Benedito Siqueira
"(a cobrança de falta) é uma coisa que a gente pode treinar, treinar e treinar. Mas ali na hora eu falei pros meus companheiros "essa bola vai com Deus. Se tiver que entrar, vai entrar". E Deus é tão grande que a bola entrou na gaveta e o goleiro não teve chance nenhuma" disse em entrevista após a preleção o autor do gol.
O Noroeste chegou ao gol de empate quase dez minutos depois em cobrança de pênalti que foi muito contestado por um lance acontecido fora da área. William, artilheiro noroestino na Copinha com três gols foi quem bateu e converteu, safando o time de um tropeço inesperado na segunda rodada:
"A gente teve várias chances (de gol) e desperdiçamos; mas fomos guerreiros até o fim em que sofremos o pênalti e fizemos o gol de empate. O Charles (goleiro do União) fechou o gol hoje. Ele estava bem, especialmente pra quem tomou dez e hoje tomou só um. Mas bola pra frente agora que quarta-feira tem que ir pra cima deles (Coritiba) e tentar sair com a classificação", enfatizou o centroavante noroestino.
Quem aproveitou e desabafou sobre alguns lances da partida, a recuperação psicológica da equipe e a mudança de postura dos jogadores foi o gestor de futebol do União Barbarense, Carlos Eduardo: "Nós entramos no vestiário com eles e dissemos: Aqui não tem meninos, tem homens!".
Confira abaixo o áudio na íntegra da entrevista realizada por Udson Manzatto com o gestor:
Confira também as demais entrevistas completas com João Paulo, Charles e William, respectivamente:
Somando quatro pontos e com a vice-liderança mantida, o Noroeste ainda segue com boas chances de se classificar à segunda etapa da Copa São Paulo. Dois pontos atrás do líder Coritiba, o alvirrubro que fará o confronto direto pela liderança com os paranaenses na próxima quarta-feira poderá encerrar a fase com a primeira posição em caso de vitória, ou em segundo caso empate ou perca, desde que o União Barbarense, adversário do Palmas às 17:00 do mesmo dia 07/01, não tire uma diferença de até doze gols de saldo.
Coxa faz o básico e garante classificação
Partida entre Coritiba x Palmas Imagem: Coritiba FC (Divulgação) |
Na partida de fundo do mesmo grupo sediado em Bauru, o Coritiba bateu o Palmas por 2 a 0 com gols marcados por Gustavo Índio aos três minutos do primeiro tempo, e Pepê, no primeiro minuto de jogo do segundo tempo.
Líder com seis pontos, o time parananense garantiu sua classificação à segunda fase e somente decidirá em que colocação ficará, na próxima quarta-feira às 19:00 quando jogará contra o anfitrião Noroeste.
O Palmas, 4º posicionado e com pontuação zerada, não conseguiu imprimir um bom volume de jogo no oponente e acabou sofrendo sua segunda derrota. Na quarta-feira, às 17:00, o time tocantinense se despedirá da Copinha ao enfrentar o União Barbarense, 3º colocado.
Grupo 5 definido
Cruzeiro EC Imagem: Divulgação |
Na sede de Marília, grupo cinco da Copinha que confronta os classificados de lá com os classificados daqui, os dois times que haviam vencido na estreia triunfaram novamente e garantiram suas participações na próxima etapa.
No duelo das 19:00hs o Marília derrotou o Comercial de Ribeirão Preto por 1 a 0 com gol de Mateus e ocupa a 2ª posição com seis pontos. O Bafo, com zero, é o 3º colocado.
Já no duelo das 21:00hs, o Cruzeiro bateu o Primeiro Passo de Vitória da Conquista e assumiu a liderança ao vencer pelo placar de 3 a 1. Os baianos por sua vez aparecem na 4ª colocação, com pontuação zerada e já eliminados ao lado dos alvinegros.
Na última rodada da chave, o Vitória da Conquista enfrentará o Comercial enquanto Marília e Cruzeiro jogarão para definir a primeira posição.
Comente!