Em Taubaté, Norusca empata com Atibaia e se despede do Campeonato Paulista da série A-3


Noroeste vai à Taubaté e empata com Atibaia
Foto: Jornada Esportiva

Com objetivo atingido, chegou ao fim a participação do Esporte Clube Noroeste na edição de 2016 do Campeonato Paulista da série A-3.

Apesar de muitos acreditarem no potencial do elenco que de fato tinha condições de fazer um campeonato melhor do que foi feito, a sequência de seis partidas consecutivas sem vencer, no meio do campeonato, foi o que determinou que o Norusca brigasse contra o rebaixamento à série B em vez da classificação à etapa seguinte. 

Tropeços em casa para equipes como Olímpia e Comercial (ambos que também lutaram para não serem rebaixados) atrapalharam muito em sua campanha; bem como o empate fora de casa contra o Guaratinguetá (que rebaixou à série B), derrota para a Itapirense (que também desceu à última divisão) e São José dos Campos; em que vencia a partida por 1 a 0 e tomou os dois gols da virada a partir dos 38 do segundo tempo (sem contar os três noroestinos expulsos no final da partida); prejudicaram demais.

Outro resultado que poderia ter sido muito bem diferente e favorável à equipe bauruense foi o empate com o Flamengo em casa, quando no último lance de partida os mandantes perderam um pênalti. Além deste jogo, derrotas para Rio Preto e Catanduvense também no Alfredão implicaram na impossibilidade de avanço. 

Até mesmo a vitória sobre o Barueri "somente" por 2 a 0 poderia ter gerado um maior saldo de gols para o Norusca; uma vez que o adversário não somou um ponto sequer na competição e encerrou sua participação na última posição com 70 gols negativos de saldo. O Grêmio chegou inclusive a sofrer derrotas por 4 a 0, 5 a 0, 8 a 0 e até 10 a 0 nesta temporada.

Mas mesmo com todas essas chances de pontuação a mais desperdiçadas, o objetivo traçado inicialmente pela diretoria foi atingido; que era o de permanecer na divisão do Campeonato.

E na manhã de ontem (03/04), a Maquininha foi à Taubaté para enfrentar e empatar em 2 a 2 com o Sport Club Atibaia, às 10:00, pela 19ª rodada da primeira fase da competição.

O time chegou a 25 pontos e terminou a fase ocupando a 13ª posição da classificação geral com aproveitamento de 43,86%. O adversário ficou com o 2º lugar ao atingir 37 pontos e se classificou para a segunda etapa em que brigará pelo acesso à série A-2.

O jogo

Imagem da partida de ontem no Vale do Paraíba
Foto: Jornada Esportiva

O primeiro tempo começou quente, literalmente, com quase 40 graus na região do Vale do Paraíba. O Alvirrubro abriu o placar logo aos 7 minutos, com um golaço do meia Alemão, que driblou três defensores e bateu de pé direito deslocando o goleiro do Atibaia. 

Após uma bobeada da defesa, o adversário empatou o jogo na sequência com o camisa 9 e ex-noroestino Gueguel. A virada do Atibaia saiu no segundo tempo, com Felipe, aos 18 minutos. E aos 40, o atacante Cassiano, que havia acabado de entrar, empatou em 2 a 2 e deu números finais à partida e ao campeonato para o Norusca. O jogo foi transmitido com exclusividade pela Rádio AM Auri Verde.

“O objetivo de deixar a equipe na Série A3 foi cumprido. Eu queria estar entre os 8 classificados, mas o balanço que eu faço é positivo. Poderíamos ter ganho algumas partidas que deixamos a vitória escapar no final, antes e depois de eu ter assumido o time", disse o técnico Vitor Hugo, por meio da assessoria de imprensa do Noroeste.

Escalações:

SC Atibaia: 1 - Altenir, 2 - Caio (17 - Tavares), 3 - Cícero, 4 - Marcio, 5 - Eder Silva (15 - Leonardo), 6 - Franklin, 7 - Bruno Andrade (16 - Rogerio), 8 - Nadson, 9 - Gueguel, 10 - Iago, 11 - Felipe. Técnico: Miguel Luiz Muller.

EC Noroeste: 1 - Roni, 2 - Guilherme, 3 - Marcus Vieira, 4 - Hérick Samora, 5 - Maicon Douglas, 6 - Hipólito (16 - Octávio), 7 - Marcelo Santos, 8 - Rodrigo Menezes (18 - Cassiano), 9 - Marcão (17 - Marinho), 10 - Alemão, 11 - Everton. Técnico: Vitor Hugo.

Árbitro: Cleber Luis Paulino
Assistente 01: Renato de Assis Miranda
Assistente 02: Leonardo Jose Rodolfo Brandini
Quarto árbitro: Édilar Maria Ferreira

Situação do campeonato

Equipe do Flamengo de Guarulhos ficou com a 1ª posição geral
Foto: Marcos V. Ribeiro/AA Flamengo

Após as 19 rodadas da primeira fase inteiramente disputadas (com exceção à partida entre São José EC x Fernandópolis em que o visitante não compareceu e perdeu por W.O), oito equipes avançaram para a segunda fase da competição: Flamengo de Guarulhos, Sertãozinho, Matonense e Nacional integrarão o grupo 2; e Atibaia, Rio Preto, São Carlos e Catanduvense formarão o grupo 3. 

As equipes se enfrentarão em turno e returno dentro de suas respectivas chaves e o clube que somar maior número de pontos em cada grupo, ascenderá à série A-2 de 2017.

Já na ponta debaixo, caíram para a série B (equivalente a 4ª divisão Paulista), os times do Grêmio Barueri, Fernandópolis, Primavera, Guaratinguetá, Itapirense e o tradicional time do São José EC.

Garantidos na A-3 do ano que vem, estão Grêmio Osasco, Olímpia, Comercial de Ribeirão Preto, Inter de Limeira, Noroeste e São José dos Campos FC. Juntamente à estes seis times, outros seis que jogarão a segunda fase também permanecerão na divisão e todos se juntarão ao Rio Branco de Americana, Marília, Atlético de Sorocaba, Independente de Limeira, Monte Azul e o Paulista de Jundiaí que rebaixaram da série A-2 neste ano.

Haverá também mais duas equipes que ascenderão da 2ª divisão Paulista deste ano para o ano que vem.

Copa Paulista

O presidente Emílio Brumati disse que agora, com o fim do campeonato, é preciso sentar e definir como vai ser o trabalho daqui pra frente. "Vamos conversar com todos os patrocinadores para tentar definir o quanto antes a participação ou não da equipe na Copa Paulista. Dia 9 de abril os meninos do sub-15 e sub-17 fazem estreia no Paulista e o foco total é neles", disse o dirigente.

Campanha

Jogadores em comemoração de gol
Foto: Bruno Freitas/EC Noroeste

Foram três técnicos em 19 partidas da fase de classificação. Lela, Diego Kami Mura (interinamente) e Vitor Hugo. O Alvirrubro começou com Lela num empate em casa por 2 a 2 com o Grêmio Osasco, depois perdeu para o Nacional por 3 a 0 e venceu o Grêmio Barueri por 2 a 0, ambos na casa dos adversários. 

A partir daí, quem assumiu, interinamente, foi o experiente preparador físico Diego Kami Mura. Sob seu comando, o time ganhou do Serãozinho por 2 a 1 em Bauru, empatou com a Matonense em 1 a 1 fora, empatou em 1 a 1 com o Flamengo de Guarulhos em casa, derrotou o São José EC como visitante, por 2 a 1, e voltou a perder para a Itapirense por 1 a 0, em Itapira.  

Voltando para Bauru, o Norusca ficou no 0 a 0 com o Olímpia e perdeu novamente para o São Carlos, fora de casa, por 2 a 1. Na sequência, mais um revés, agora em Bauru, por 2 a 1 diante da Catanduvense. E foi quando o Noroeste ficou em 15º, na zona de rebaixamento. O time voltou a São José dos Campos e sofreu derrota para o São José FC, por 2 a 1.

Logo após a derrota, a diretoria anunciou o retorno do técnico Vitor Hugo. O treinador foi apresentado pela 16ª vez no Alfredão. Com a chance de conhecer os jogadores e comandar apenas um treino, o time acabou perdendo para o forte e favorito Rio Preto, por 2 a 0, em Bauru. 

A partir daí, com mais tempo de adequar a equipe, e contando com o retorno do zagueiro experiente Hérick Samora, que ficou 30 dias desfalcando a defesa por contusão, o time engatou uma virada e deixou a zona de rebaixamento, garantindo o Norusca na Série A3 em 2017 com uma rodada de antecedência. 

A maquininha vermelha derrotou a Inter de Limeira por 3 a 2 em Limeira, ficou no 0 a 0 com o Comercial em Bauru, empatou em 2 a 2 com o Guaratinguetá fora, goleou o Fernadópolis por 4 a 0 no Alfredão e embalou outra vitória na sequência, em Bauru, ao bater o Primavera por 2 a 0. E fechou a campanha com empate em 2 a 2 diante do Atibaia. 

Somente nas últimas seis partidas, foram três vitórias e três empates.

Quase R$ 1 milhão poderia ter sido investido

Elenco noroestino de 2016
Foto: Bruno Freitas/EC Noroeste

O vice-presidente do Noroeste, Rafael Padilha, falou da quantia gasta pelo clube para assumir compromissos judiciais. “Nós gastamos, até o momento, R$ 900 mil em dívidas trabalhistas herdadas da gestão anterior. Se tivéssemos investido esse dinheiro para qualificar o elenco nós estaríamos hoje entre os primeiros da tabela e com uma equipe ainda melhor para brigar pelo acesso e o título”, comentou Padilha. Para ele, o compromisso de montar a equipe para se firmar na A-3 deste ano foi concluído com êxito.

“Viemos de um acesso recente da Série B. Devido às dívidas, não dava pra montar uma equipe e subir logo na sequência da A3 pra A2. O torcedor precisa ter calma. Temos que ir por etapas. Fizemos uma boa competição, atingimos o objetivo de formar uma equipe pra não cair este ano. Em 2017 vamos buscar um elenco que leve, gradativamente, o Noroeste aonde é o lugar dele, que é a elite do futebol Paulista”, 

Resultados da rodada

03/04 - domingo

10:00 - São José dos Campos
Estádio Mário Martins Pereira
São José EC (15º) 3x0  Fernandópolis - W.O (19º)

10:00 - Catanduva
Estádio Silvio Salles
Catanduvense (7º) 2x0  Flamengo de Guarulhos (1º)

10:00 - Matão
Estádio Hudson Buck Ferreira
Matonense (5º) 6x1  Grêmio Barueri (20º)

10:00 - Indaiatuba
Estádio Ítalo Mário Limongi
Primavera (18º) 1x2  Inter de Limeira (12º)

10:00 - Osasco
Estádio Prefeito José Liberatti
Grêmio Osasco (9º) 3x1  Itapirense (16º)

10:00 - Taubaté
Estádio Joaquim de Moraes Filho
Atibaia (2º) 2x2  Noroeste (13º)

10:00 - Guarulhos
Estádio Antônio Soares de Oliveira
Guaratinguetá (17º) 0x3  Olímpia (10º)

10:00 - Ribeirão Preto
Estádio Dr. Francisco de Palma Travassos
Comercial (11º) 3x1  Rio Preto (3º)

10:00 - Sertãozinho
Estádio Frederico Dalmaso
Sertãozinho (4º) 1x1  São Carlos (6º)

10:00 - São Paulo
Estádio Nicolau Alayon
Nacional (8º) 3x3  São José dos Campos FC (14º)

Por Edielson Pereira e Bruno Freitas

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.