Apesar de invicto, Noroeste perde em sorteio e é eliminado nos Jogos Abertos do Interior


treino do sub-17 no estádio Alfredo de Castilho
Foto: Bruno Freitas/EC Noroeste

Pode parecer brincadeira. Mas não é.

Por conta de igualdade nos critérios de desempate em sua chave na disputa da 80ª edição dos Jogos Abertos do Interior - Horácio Baby Barioni, o Noroeste, representando a cidade de Bauru, foi desclassificado nesta terça-feira (20/09) através de sorteio para a equipe da cidade de Monte Alto.

O time empatou com Caraguatatuba em 0 a 0 e conquistou três pontos ganhos na primeira fase (três empates). Anteriormente os resultados haviam sido de 1 a 1 contra Monte Alto no domingo (18) e 0 a 0 contra Porto Feliz (representado pelo time do Desportivo Brasil) na segunda-feira (19).

Com isso, o time bauruense fez campanha idêntica ao seu primeiro adversário e a vaga acabou por ser decidida no sorteio. Pior para o Norusca. 

"Dá até dó de falar mas é sério. O jogo contra Caraguatatuba foi um jogo de um time só. Nós "amassamos" a equipe deles. No nosso grupo, o nosso time era igual ou um pouco inferior somente ao Desportivo Brasil, e ainda por questão de idade, experiência, etc (a competição é sub-20 e o Noroeste jogou com o sub-17)." informou o técnico Eduardo Guadagnucci, o Du Itapuí.

"No nosso primeiro jogo contra Monte Alto, fizemos um gol logo no início e tivemos a chance de fazer quatro, cinco gols e não fizemos. Porém controlamos a partida inteira. Nos acréscimos tomamos um gol de cabeça que por fim acabamos empatando. Aí no jogo contra o Desportivo Brasil, que era o time mais forte, foi um jogo aberto e com as duas equipes com chances de ganhar. Só que também acabamos empatando, em 0 a 0." declara.

"Então fomos para a última rodada contra Caraguatatuba. Foi um massacre. Nós tivemos no mínimo umas nove chances de fazer o gol e não conseguimos. O time deles não passava do meio-campo, o nosso goleiro relou na bola duas vezes só. A questão é que os campos de São Bernardo do Campo são todos sintéticos e pequenos. E quando pegamos esses times de prefeitura, eles armam uma retranca que não dá pra entrar de jeito nenhum."

"Por fim e por até um pouco de falha individual nossa, erramos por exemplo lances de dentro da pequena área sem goleiro, de fora da área, cara a cara .. foi uma judiação. E aí acabamos empatando esse jogo de novo. Então nós tivemos três empates e igualamos o Monte Alto, que no jogo complementar da rodada empatou com o Desportivo Brasil. Aí o DB acabou caindo fora, Caraguatatuba classificou em primeiro lugar e fomos nós e Monte Alto para o sorteio. E aí no sorteio a gente acabou eliminado." conclui.

Mas apesar das adversidades, o treinador faz um balanço muito positivo da participação alvirrubra na competição:

"O balanço geral foi muito bom. Jogamos uma competição sub-20 de alto nível com o sub-17. Por incrível que pareça, nossa equipe mesmo jogando uma categoria abaixo, foi a que mais teve chances de se classificar em primeiro. Todos os jogos a gente teve o controle, tivemos mais chances de marcar. Contra o Desportivo por exemplo, mesmo sendo um jogo aberto, tivemos quatro chances incríveis de fazer o gol contra duas deles. São detalhes. Isso foi de um estresse emocional absurdo."

O treinador salientou também que apesar de a diferença de idade ter sido fator determinante, eles sentiram que a possibilidade de classificação era grande e que poderiam sim ter ido mais além:

"A questão da idade certamente influenciou nos resultados. Pesa um pouco. Mas eu fiquei feliz demais. Como processo de formação desses meninos, foi de uma importância absurda esses Abertos. E também deu pra ver que eles sentiram a desclassificação. Todos ficaram chateados mesmo sendo sub-17. Porque a gente chegou lá só com o intuito de participar e participar bem. E quando a gente viu como foi o primeiro jogo, nós percebemos que tínhamos condições de nos classificar. Então criamos uma expectativa boa dentro da competição. Os meninos foram espetaculares." salienta.

"Em nenhum momento perceberam que o nosso time era sub-17. Só quando vinham nos perguntar e a gente comentava; e então eles ficavam espantados. Mas em caráter de processo pedagógico para a sequência, o resultado foi extremamente satisfatório. Muito bom."

Os atletas noroestinos ganharam folga nesse restante de semana e se reapresentarão na próxima segunda-feira (26/09) para darem continuidade ao trabalho, visando, inclusive, a preparação para a categoria sub-20 que está em processo de formação.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.