Noroeste reverencia Chiquinho, o goleiro que parou Pelé
Ex-arqueiro noroestino relembra emocionado fatos marcantes da carreira Foto: Bruno Freitas / EC Noroeste |
O ex-camisa 1, Francisco Cefaly Neto, hoje com 70 anos, será homenageado por toda a sua história no Norusca, onde defendeu a meta noroestina entre 1964 a 1970.
Depois de homenagear os ex-zagueiros Monteiro e Marco Antônio Machado, defensores do time nas décadas e 90 e 70, respectivamente, o terceiro capítulo de homenagens do Esporte Clube Noroeste, realizado em jogos diante de sua torcida, será com mais um grande nome da defesa: Chiquinho, ex-goleiro que parou Pelé em plena Vila Belmiro, em 19 de julho de 1965, quando vestiu a camisa de titular do Noroeste pela primeira vez, aos 18 anos de idade.
Poucos jovens conhecem sua história, o que fez e o que representou ao Esporte Clube Noroeste. Francisco Cefaly Neto, hoje com 70 anos, é de um tempo em que os goleiros sequer usavam luvas. “Naquela época não tinha. Nem sei como é a sensação de calçá-las e ir pro jogo. E nunca gostei também. Naquela época a gente salvava o time na mão calejada. Teve uma época em que começavam a inseri-las nas competições, mas não era obrigatório. Então nunca usei”, disse o ex-goleiro, por meio da assessoria de imprensa do Noroeste.
Na partida contra o Rio Branco de Americana, neste domingo, às 10h, Chiquinho vai vivenciar novamente a emoção de entrar em campo numa partida oficial, no estádio Alfredo de Castilho. Vai se vestir o uniforme de arqueiro, entrar em campo com as crianças e os demais jogadores do elenco e saudará a torcida, onde também receberá aplausos. Na sequência, fica perfilado para cantar o hino nacional, cumprimentar os adversários e posar para foto oficial.
Emoção
Chiquinho esteve no estádio Alfredo de Castilho nesta sexta-feira (3) e se emocionou ao entrar novamente no vestiário, vestir a atual roupa de goleiro do time, subir ao campo e fazer fotos e vídeos. “Eu fui um dos três únicos jogadores do Noroeste que caíram da Divisão Especial com o time, mas que ficou e depois subiu novamente. Fiz parte desse time maravilhoso por seis anos e tenho uma lembrança maravilhosa desse clube e dessa história centenária”, lembrou Chiquinho, bastante emocionado. O ex-jogador chorou ao relembrar dos tempos em que dormia no clube, na época, em um alojamento ainda improvisado, onde hoje é a sala da arbitragem.
Fatos Históricos da Carreira
Chiquinho começou no Noroeste em 1964, aos 17 anos, e sua estreia no profissional foi no ano seguinte, em jogo diante do Santos de Pelé, na noite do dia 19 de julho de 1965, na Vila Belmiro lotada. O Santos entrou em campo com Gilmar, Carlos Alberto, Mauro, Orlando e Lima; Zito e Salomão; Peixinho, Coutinho, Pelé e Abel. Já o Norusca jogou com Chiquinho, Aracito, Virgílio, Brito e Airton; Moraes e Lourival; Passarinho, Alex; Teixeira e Plínio. Naquela época, segundo Chiquinho perder para o Santos de Pelé por 4, 5, 6 gols era considerado absolutamente normal.
Chiquinho for responsável por para o Rei Pelé em plena Vila Belmiro lotada Foto: Bruno Freitas / EC Noroeste |
No primeiro tempo, os santistas venciam por 2 a 1, quando o árbitro assinalou pênalti. Pelé pegou a bola, se posicionou, correu, fez a famosa paradinha e bateu no canto direito do goleiro. Chiquinho se esticou todo e defendeu com as pontas dos dedos. “Foi memorável, mas não foi o único fato marcante da carreira”, disse Chiquinho. Naquele dia o Santos ganhou por 6 a 2.
Estes fatos nos quais ele se refere foi de ter marcado um gol contra o Olímpia, quando já estava no Garça, quando saiu da área e deu um chutão que atravessou o campo e encobriu o goleiro adversário. Outro dia memorável foi ter defendido também um pênalti de Ivair, o Príncipe do Futebol naquela época, em 1966, quando o Noroeste venceu a Portuguesa por 2x1, no Canindé.
INGRESSOS E PONTOS DE VENDA
A venda antecipada acontece até às 18h deste sábado, por R$ 10,00 ingresso de arquibancada e R$ 20,00 cadeira cativa.
*Secretaria do Estádio Dr. Alfredo de Castilho – Rua Benedito Eleutério Q3 s/n, Vila Pacífico. Telefone: (14) 3010-1963;
*Loja Merci Collections, rua Araújo Leite, 35-73, Vila Universitária.
*Loja Adidas, no Boulevard Shopping.
*Loja Music Sound, no Bauru Shopping.
*Banca de Revistas e Jornais do Supermercado Tauste.
*Banca do Adilson – Rua Treze de Maio, esquina com rua Primeiro de Agosto. Centro.
*Pé Quente Calçados – Avenida Dr. Marcos de Paula Raphael, 13-08 – Mary Dota.
*Stillo Materiais para Construção – Rua Lindolpho Silva Sobrinho, 1 40 – Núcleo Residencial Presidente Geisel. Telefone: (14) 3281-2212;
*Jornal da Cidade - Rua Xingu, 4-44;
Informações pelo telefone 3010-1963.
Comente!