3ª fase - 1ª divisão

Postado por Edielson Pereira em 21 de agosto de 2013, quarta-feira, às 12:19





Foto: arquivo TNRB
Neste final de semana, especificamente no dia 25 (domingo), acontecerá a primeira rodada da terceira fase da primeira divisão da LBFA edição de 2013. 

Após 191 jogos realizados com 632 gols marcados, 16 das 20 agremiações iniciais seguem na disputa em busca do título da temporada. 

Foto: arquivo TNRB
Líder de ponta a ponta, o Ajax foi a melhor equipe das primeiras fases, tendo conquistado 53 pontos e mantendo sua invencibilidade nos 19 jogos, com 17 vitórias e dois empates. 

Uma excelente campanha que só não foi perfeita devido a derrota para o Independência na final simbólica do 1º turno. 

Foto: arquivo TNRB
Na sequência e sem surpresa, emplacaram grandes campanhas as equipes do Comercial, Unidos do Bauru XVI, Independência e Arsenal, que pelo plantel apresentado, fizeram o que era de se esperar, classificando-se para esta 3ª etapa com várias rodadas de antecedência. 

Foto: arquivo TNRB
Na 6ª posição chegou o 100% Gasparini, melhor equipe entre os acendentes da segundona e que fez ótimos jogos na sua estreia na elite da Liga Bauruense. 

Com elenco bastante modificado em relação ao time de 2012, o Gaspa foi uma grata surpresa nesta fase inicial da competição. 

Ao lado do tricolor se consolidou o Fortunato que fez campanha regular durante toda fase inicial, liderando sua chave nas primeiras rodadas e sempre se mantendo na posição intermediária, sem sustos e com boas apresentações. 

Foto: arquivo TNRB
Leão XIII aparece na 8ª posição e foi outra equipe que figurou entre os dez melhores da classificação. Até a rodada passada, o time havia 'pregado' na 6ª colocação onde permaneceu por muito tempo, tendo caído para a posição atual somente no último domingo (18/08), após a realização da última rodada. Sendo assim, a equipe celeste foi outra boa surpresa nas etapas iniciais. 

O CA Falcão que teve uma arrancada meteórica na sua segunda participação na primeirona, manteve-se na liderança ao lado do Ajax durante as cinco rodadas iniciais, quando disparou e abriu vantagem em relação aos adversários. 

Foto: arquivo TNRB
Porém, após três derrotas consecutivas, o time perdeu posição e passou a frequentar a zona intermediária da classificação. Boa campanha que foi crucial para adquirir confiança do grupo no decorrer do campeonato. 

Na 10ª posição encontra-se o Nacional, time que durante as duas fases ficou no meio da tabela, sem esboçar um acesso às primeiras posições porém longe do perigo de frequentar a zona de rebaixamento. 

Foto: arquivo TNRB
Em 11º lugar se classificou o Barcelona, time que teve grande recuperação no campeonato após um início conturbado. 

Outro ascendente da segundona, o time do Parque Jaraguá frequentou por algumas vezes a zona de rebaixamento, contudo, após conseguirem quatro vitórias seguidas no início da segunda fase, o time não sofreu mais sustos e apenas administrou a campanha até o final da etapa. 
Foto: arquivo TNRB

Com campanha semelhante foi o Diamante Negro, time da Vila São Paulo que ficou em 12º lugar. A equipe que frequentou mais vezes que o Barcelona a zona de rebaixamento, não conseguiu passar pra parte de cima da tabela, porém, na reta final do torneio, o time encorpou e após golear duas vezes seguida conseguiu estabilidade para se classificar. 

Foto: arquivo TNRB
O Império, 13º, lutava diretamente no Z-4 no início do campeonato e logo após embalar uma sequência de cinco jogos sem perder, o time deu um grande salto na tabela, chegando à 10ª posição e ficando por tempo considerável afastado das últimas posições. Após isso, não foi 'atormentado' pelo fantasma do rebaixamento. 

Já o Milan, que teve uma grande recuperação na parte final do campeonato, correu riscos enormes de cair. Tendo permanecido durante toda a primeira fase na zona de rebaixamento, o time do Tangarás conseguiu fortalecer-se ao tirar pontos importantes dos adversários e respirar nas últimas rodadas. 
Foto: arquivo TNRB

Juventus e Industrial, 15º e 16º de fato escaparam do descenso no 'susto'. O Juventus que só fugiu da degola na última rodada após golear o Império, ainda teve que contar com a derrota do Santos para permanecer. 

Ganhando na hora certa, o time da Vila Santista sempre ficou na parte debaixo da tabela desde o início do campeonato, porém, o Z-4 se tornou frequente para os alvinegros do meio da disputa em diante. 

Foto: arquivo TNRB
O Industrial pôde ser considerado a decepção pela campanha apresentada. Atuais bi-campeões que tiveram o elenco todo reformulado, o time alvirrubro mudou a diretoria e trouxe atletas em sua grande maioria de cidades vizinhas, quase indo do céu ao inferno em uma temporada. 

Com 19 pontos somados, o time da Vila Industrial teve dois gols de saldo a mais que o Santos, que foi suficiente para livrá-los da queda para a segundona de 2014. 


Equipe do Independência - título do 1º turno da LBFA
Foto: arquivo TNRB

Contudo, agora se dará início a um novo campeonato na qual todas as equipes começam zeradas e sem vantagem. Favoritos existem na teoria, dentro de campo, a história poderá mudar a cada rodada na briga por uma das quatro vagas de classificação às quartas de final. 

Os grupos ficaram distribuídos da seguinte maneira:


Os times se enfrentarão dentro de seus próprios grupos e os quatro melhores se classificação para a 4ª fase da competição, na qual serão novamente divididos em grupos até que se conheça os semifinalistas.

Confira abaixo a rodada inaugural da terceira fase:




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.