Esporte e Saúde #26 - Atividade física para gestantes

Além da alimentação que é muito importante para a formação do novo ser e para que possa repor as reservas de cálcio, ferro, magnésio, proteínas entre outras, engordar mais de 1 kg por mês para diminuir a chance de desconfortos, dores lombares e peso nas pernas é recomendado que a gestante pratique atividades físicas.
A mamãe muda seu centro de gravidade à medida que a barriga cresce para frente, o que pode afetar seu equilíbrio. A lordose pode aparecer ou aumentar, o que causa dores nas costas e incômodo. Os pés podem ficar inchados, podem aparecer micro varizes, as pernas ficam pesadas.
- Clique aqui e confira a edição #25 - Benefícios ao andar de bike
- Clique aqui e confira a edição #24 - Musculação Feminina
- Clique aqui e confira a edição #23 - Importância de uma boa noite de sono
- Clique aqui e confira a edição #22 - Treino em excesso: Riscos para crianças e adolescentes
- Clique aqui e confira a edição #21 - Alimentação: Pós e pré-treino
A partir do quarto mês de gestação ou quando o médico liberar poderá ser iniciada a atividade física. Vou citar algumas das mais indicadas:
Natação: Alivia as dores nas costas (tensão), reduz o edema nos membros, melhora a autoestima e a disposição da gestante, relaxa a musculatura e atua massageando o corpo, mantém e condicionamento físico durante a gestação, diminuindo algumas dores, fortalece a musculatura postural, fazendo com que o peso corporal seja aliviado e melhor suportado, melhorando a postura e aumentando a sensação de bem-estar, melhora a circulação sanguínea, oferece uma melhor qualidade de vida à gestante e um melhor desenvolvimento fetal.
Hidroginástica: É o exercício mais indicado pelos médicos para grávidas. De acordo com especialistas, a água traz conforto para gestantes, na água elas não sentem o peso da barriga, o que aumenta a segurança para praticar o exercício, melhora a circulação, o inchaço e ajuda a não ganhar peso extra.
Caminhada: Está entre as atividades mais democráticas, já que não é necessário estar em uma academia ou local apropriado. Para praticá-la, o mais importante é respeitar seus limites, nunca continue caso esteja se sentindo ofegante, melhora a circulação e diminui o risco de varizes.
Musculação: Bem orientada, fortalece os músculos, melhora a postura e diminui as dores nas costas. Na musculação você pode trabalhar grupos musculares com segurança, ressaltando a importância dos limites que uma gestação apresenta.
Pilates: A atividade utiliza o peso corporal para trabalhar diferentes músculos, apesar de parecer um exercício leve, ele somente é indicado para mulheres já praticantes e quando liberadas pelo médico, pois durante a execução dos exercícios a gestante deve manter o abdômen contraído, melhor procurar profissionais especializados na área.
Bom, futuras mamães e mamães, agora é só escolher a atividade que mais lhe agrada e começar a praticar, não há prova de amor maior pelo seu filho do que cuidar da saúde dele desde que está em seu ventre. Desejo um Feliz Dias das Mães e sejam bem vindas a uma vida mais saudável!
Comente!