Esporte e Saúde #27 - Natação para bebês

Todo mundo sabe que mais de 70% do nosso corpo é feito por água. Também não é novidade para ninguém que todos nós viemos de um local cheio de líquido: o ventre materno. Ou seja, mesmo sendo terrestre, o ser humano tem uma ligação muito próxima com a água.
Um dos principais objetivos, além de prevenir acidentes comuns nessa faixa etária, é melhorar a saúde dos pequenos desde a primeira idade.
A natação para bebês não tem restrição quanto à idade da criança, já que a gente vem do meio líquido. Nós indicamos a partir dos seis meses, mas se os pais acharem que o filho está apto pode matriculá-lo com dois ou três meses.
- Clique aqui e confira a edição #26 - Atividade física para gestantes
- Clique aqui e confira a edição #25 - Benefícios ao andar de bike
- Clique aqui e confira a edição #24 - Musculação Feminina
- Clique aqui e confira a edição #23 - Importância de uma boa noite de sono
- Clique aqui e confira a edição #22 - Treino em excesso: Riscos para crianças e adolescentes
As aulas são realizadas em etapas. Primeiro a criança passa pela fase de observação, em que os princípios biológicos e as valências físicas. É bom ressaltar sobre a sobrevivência. A criança precisa aprender a sustentar-se e saber sair da piscina sozinha, porque essa é a nossa grande preocupação.
O medo da água adquire-se conforme a criança vai crescendo. Dessa forma, quanto mais tempo a criança estiver afastada da água, maior a probabilidade de desenvolver sentimentos de desconfiança e até de fobia que posteriormente dificultarão a aprendizagem da natação.
Vou citar alguns benefícios da natação:
- Desenvolvimento psicomotor: Melhora a coordenação, o equilíbrio e o conhecimento do espaço. Aumenta a força graças aos exercícios musculares, fazendo com que exista um desenvolvimento prematuro nas habilidades psicomotoras tais como gatinhar e caminhar.
- Fortalecimento do sistema cardio-respiratório: É benéfico para a condição cardiovascular e, dessa forma, melhora a resistência do bebê. Amplia a capacidade do seu sistema respiratório e a regulação adequada à sua circulação sanguínea.
- Relaxa a criança: Os exercícios suaves combinados com a água a uma temperatura agradável relaxam o bebê, estimulam o seu apetite, aumentam o apetite e fazem com que a criança durma melhor e, como consequência, melhora o seu carácter e comportamento.
- Reforça a sua segurança e a sua independência: O bebê sente-se mais seguro e desfruta muito aprendendo a nadar ao sentir que os seus pais têm a sua atenção concentrada nele. Aumenta o seu sentimento de independência e de auto-confiança.
- Aumenta o coeficiente intelectual: Está demonstrado que os bebês que fizeram natação nos primeiros 2 anos de vida desenvolveram uma percepção maior do mundo que os rodeia. A água estimula a capacidade de brincadeira da criança e isto repercutirá positivamente nas futuras aprendizagens.
- Desenvolve as habilidades vitais de sobrevivência: Aprendem a ultrapassar dificuldades, o que mais à frente utilizarão no dia-a-dia para serem mais autônomos.
- Ajuda na socialização: Estimula a confiança em si mesmo e, dessa forma, melhora a comunicação com os outros. A convivência na piscina com as outras crianças ajudará o seu filho a relacionar-se melhor, para além de aprender a compartilhar e a realizar atividades junto a outras pessoas.
- Fortalece o seu sistema imunitário: São crianças que não sofrem tantos resfriados, otites, etc. Isto porque o seu sistema acostuma-se a uma série de circunstâncias.
Enfim a natação para bebês pode contribuir muito para a educação da criança, tornando-a mais participativa e independente. Pode proporcionar situações que aumentem e melhorem suas possibilidades motoras, cognitivas, afetivas e sociais, ajudando, desta forma no crescimento e desenvolvimento do bebê.
Leve seu bebê para a academia mais próxima; certifique-se que o local é seguro e os profissionais são especializados. E mais uma vez, sejam bem vindos a uma vida mais saudável!
Comente!