Representantes comparecem, Bira anuncia rodada e clássico marca abertura da Copa SEMEL


Representantes das equipes na reunião da Copa SEMEL
Foto: Edielson Pereira

Enfim, saiu! 

A primeira rodada da Copa SEMEL de Futebol Amador foi divulgada em reunião no início da noite desta quarta-feira (20/01) na Instituição Toledo de Ensino (ITE).

Diante dos representantes das vinte equipes inscritas na 6ª edição da Copa, o Coordenador de competições da SEMEL, Ubiratan Alves da Silva, ditou as diretrizes e ressaltou temas importantes relacionados ao bom andamento do campeonato nesta temporada.

Bombas e rojões

Um tema recorrente no futebol amador e de muita preocupação para todos, a soltura de rojões e bombas foi o primeiro tema abordado por Bira no início da reunião.

Ele citou que cada equipe será plenamente responsável por sua torcida em caso de ela levar e disparar tais artefatos nas dependências dos estádios. Para facilitar a identificação, ele informou que a torcida do time mandante ficará de frente, na arquibancada, para onde sentarem os jogadores que estarão no banco de suplentes (à direita da cabine do representante); bem como acontecerá com a torcida da equipe visitante (que ficará à esquerda).

Ao identificar de qual lado foi disparado o artefato, o jogo será paralisado e será aplicada a vitória por W.O (3 a 0) ao time adversário cuja qual a torcida provocou tal paralisação (independentemente de quanto estiver o placar do jogo); anulando qualquer gol que por ventura tenha sido marcado pelo time a ser punido e mantendo o placar à partir de 3 a 0 que por ventura possa estar ao time a ser beneficiado pela vitória.

Na reincidência, o time sofrerá as mesmas punições da partida e ainda ficará uma rodada suspenso; perdendo novamente por W.O. Caso venha acontecer pela terceira vez esta situação, o time será eliminado da disputa da Copa SEMEL. A eliminação em questão se dará de forma permanente (eterna), e não somente da atual temporada.

Também presente na reunião, o secretário de Esportes de Bauru, Roger Barude Camargo, foi mais além. Antes de enaltecer os participantes e parabenizar à todos, Roger foi mais enfático com relação ao tema e demonstrou bastante preocupação: "Eu realmente estou preocupado com essa questão das bombas e rojões nos estádios. Todos os domingos o meu celular não para de tocar por conta de reclamações de vizinhos especialmente dos estádios do Padilhão e do Horácio Alves Cunha. Para quem não sabe, um dos vizinhos do estádio do Bela Vista fez uma denúncia ao Ministério Público que já abriu inquérito sobre o caso que já corre no setor Jurídico da prefeitura. Se não levarmos isso realmente a sério, o risco de o futebol amador acabar na cidade, é muito grande".

Bira em seguida determinou o dia 05/02 como data para as equipes enviarem à SEMEL a relação de pelo menos onze jogadores de linha mais um membro da diretoria para início da competição. Falou sobre as novas fichas e sua respectiva maneira de preenchimento.

Clubes novos e afastados

Representantes das equipes na reunião da Copa SEMEL
Foto: Edielson Pereira

Nesta temporada, quatro equipes se afastaram das atividades na competição e serão substituídas por outras quatro; mantendo assim o número de 20 participantes em 2016.

Cometa Azul FC, Borborema AC, Parquinho FC e SC Mary Dota saíram e terão seus lugares preenchidos por EC Beija-Flor, Comercial EC (desmembrado da SE Estrela), AE 100% Gasparini (desmembrado da Desportiva Mary Dota) e Unidos do Ouro Verde FC.

Os demais participantes são a AA Luziana, AA Oriente (atual campeão), CA Boca Juniors Bauruense, Desportiva Mary Dota, Diamante Negro SC, EC Bela Vista, EC Redentor, Regino FC (com documentação alterada e substituta do Fluminense FC), GR Nova Bauru, Lagoa do Sapo FC, Laranjeiras FC, Ressaca FC, São Francisco FC, SE Estrela e ACE Parque Real.

Estádios

Bira mencionou uma pequena alteração na sistemática de distribuição das partidas. Este ano, mediante acordo feito com Roger (Secretário), que recebeu um pedido da Liga Bauruense de Futebol Amador; as competições da SEMEL passarão a utilizar mais o distrital Jose Spetic Filho, na Vila Dutra.

Na semana um, os estádios a serem utilizados pela SEMEL serão o distrital Silvio de Magalhães Padilha, o Estádio Municipal Luiz Edmundo Coube, o distrital Nelson Reginato do Canto e o distrital José Carlos Galvão de Moura.

Na semana seguinte, saem da escala os estádios da Vila Giunta e o Edmundo Coube, e entram no rodízio os distritais Horácio Alves Cunha e o Jose Spetic Filho.

Na semana três, saem os distritais do Jardim Bela Vista e do Jardim Redentor e retornam os estádios do Edmundo Coube e Padilhão.

Na semana quatro, fechando o mês, retorna o Bela Vista, sai o Padilhão; volta o Nelson Reginato do Canto e sai o Galvão de Moura; permanecendo o distrital da Vila Dutra e o Municipal do Jardim Araruna. O estádio Mirante Ferroviário (Triagem) será utilizado em todas as rodadas.

Primeira rodada

Quando Bira sorteou os números relativos aos vinte times participantes, talvez nem o mais otimista dos torcedores do futebol amador bauruense pudesse imaginar que logo de cara um baita confronto pudesse dar as boas vidas à temporada. Tudo bem que o nível técnico da competição é super elevado, e muitas equipes praticamente se equiparam em termos de estrutura.

Porém, o primeiro dos grandes duelos que a SEMEL proporcionará acontecerá às 08:10 no distrital Nelson Reginato do Canto, no Jardim Redentor: Geisel e Comercial duelarão nas suas respectivas partidas de abertura e certamente protagonizarão um grande jogo; e de quebra, tendo o centroavante Papelão como um dos prováveis protagonistas do confronto; exatamente por marcar a sua primeira partida com a camisa do Tigre diante da sua ex-equipe com a qual foi semifinalista em 2015.

Outros jogos de destaque serão as estreias do Oriente, atual campeão da Copa, que jogará às 10:10 no distrital José Carlos Galvão de Moura diante do Lagoa do Sapo; e o retorno do EC Beija-Flor; tetra-campeão nos anos de 2009 à 2012 que pegará o Estrela na partida das 10:10 no estádio Mirante Ferroviário.

Confira abaixo como ficou a definição dos dez primeiros jogos da Copa SEMEL:

Estádio Mirante Ferroviário (Triagem) - Jardim Guadalajara
08:10 - AA Luziana x CA Boca Juniors Bauruense
10:10 - EC Beija-Flor x SE Estrela

Distrital Nelson Reginato do Canto - Jardim Redentor
08:10 - Geisel FC x Comercial EC
10:10 São Francisco FC x AE 100% Gasparini

EM Luiz Edmundo Coube - Jardim Araruna
08:10 - Desportiva Mary Dota x Unidos do Ouro Verde FC
10:10 - EC Redentor x GR Nova Bauru

Distrital José Carlos Galvão de Moura - Núcleo Gasparini
08:10 - ACE Parque Real x Diamante Negro SC
10:10 - AA Oriente x Lagoa do Sapo FC

Distrital Silvio de Magalhães Padilha (Padilhão) - Vila Giunta
08:10 - Regino FC x EC Bela Vista
10:10 - Ressaca FC x Laranjeiras FC

Em breve, divulgaremos a tabela completa e o seu respectivo regulamento.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.