Com sofrimento na primeira etapa e alívio na segunda, Noroeste goleia Comercial na estreia em casa do Paulista sub-17


momento de um dos gols feitos por Rafinha em falha do goleiro
Foto: Bruno Freitas/EC Noroeste

Jogando às 10:45 deste sábado (16/04), o time sub-17 do Noroeste enfrentou o Comercial de Ribeirão Preto pela segunda rodada da primeira fase do Campeonato Paulista da categoria.

Fazendo a sua estreia em casa, o alvirrubro conquistou a segunda vitória ao golear o adversário por 4 a 1. Na semana passada, os comandados de Du Itapuí haviam vencido a Ferroviária pelo placar de 1 a 0 jogando em Américo Brasiliense, enquanto seu oponente havia derrotado o XV de Jaú pelo placar de 3 a 1 em casa.

Porém engana-se quem pensa que a partida tenha tido qualquer tipo de facilidade em prol do Norusca.

Com tempos distintos, o Comercial imperou na primeira etapa e o Noroeste foi o dominante a partir da segunda. Contando também com um dia totalmente infeliz do goleiro do Comercial, a Maquininha fez o que até então parecia ser improvável e saiu de campo vitorioso pela segunda vez.

Ressalta-se que a partida somente aconteceu após os médicos do Norusca concordarem em atender jogadores também do time adversário, que veio à Bauru sem o profissional. O time da casa poderia optar por não realizar a partida a exemplo dos jogos entre Atlético Araçatuba x Osvaldo Cruz (pelo sub 15 e sub 17), vencidos por W.O pelos mandantes por conta da ausência de médico dos visitantes (vide súmula da partida).

O jogo

O primeiro tempo de partida foi amplamente dominado pela equipe adversária. Com toques rápidos e envolventes, a equipe alvinegra fazia os mandantes correrem atrás da bola. Mostrando-se muito bem organizado, o Bafo teve diversas chances claras de gol desperdiçadas.

Se tivessem concluídas todas elas, uma goleada poderia ter sido naturalmente construída nos primeiros 45 minutos.

A primeira chance de gol foi aos dez minutos com Léo. O camisa sete comercialino recebeu na entrada da grande área pela direita e bateu forte de esquerda, no canto esquerdo superior do goleiro Mateus, que pulou e fez grande defesa espalmando a bola para escanteio.

Um minuto depois, o volante noroestino Felipe Forti falhou em frente à grande área, o atacante Luiz Felipe foi oportunista, invadiu a área com a bola dominada e tentou cavar sobre o goleiro Mateus, que foi mais esperto, mesmo caído, conseguindo fazer a defesa.

Com 14 minutos, o Noroeste chegou pela primeira vez. Adriano cobrou falta de longe, à esquerda da intermediária, e a bola saiu próximo do travessão do gol defendido por Pedro.

Quatro minutos depois, em chegada pela esquerda, Lucas Henrique recebeu passe na entrada da área e bateu rasteiro com perigo e a bola saiu pela esquerda do gol de Mateus; desperdiçando mais uma boa oportunidade de gol ao Comercial.

Aos 26 minutos, quando o alvinegro ainda era melhor na partida, o goleiro da equipe resolveu colaborar com a Maquininha.

Ele recebeu recuo de bola, tentou sair jogando com seu companheiro e acabou tocando nos pés do volante Rafinha. O camisa oito dominou, invadiu a área, fintou o goleiro e bateu a meia altura no canto do esquerdo do gol para abrir o placar para o Norusca.

Vale frisar que antes deste gol noroestino, o goleiro já havia feito lance semelhante ao entregar a bola nos pés do mesmo Rafinha em passe errado. Naquela ocasião, o atleta alvirrubro havia perdido o controle da bola ao tentar finalizar.

Mesmo com o 1 a 0 contra, o time do Comercial continuou ofensivo. Aos 30 jogados, Léo foi lançado pela direita do campo de ataque, disparou em velocidade livre de marcação pelo setor e viu o goleiro Mateus saindo da grande área para tentar dividir a bola consigo. 

Antes de o arqueiro encostar na bola, o jogador bateu rasteiro, à direita do goleiro e a bola percorreu toda a extensão da área noroestina até sair e se perder pela linha de fundo, à direita do gol alvirrubro.

jogador Rafinha fazendo passe pelo meio-campo
Foto: Bruno Freitas/EC Noroeste

Já no segundo tempo a situação foi invertida. Apesar de o visitante manter o domínio do jogo nos primeiros minutos e chegar ao gol de empate, o Noroeste se impôs, achou uma brecha no posicionamento adversário e liquidou a partida em contra-ataques certeiros. Pedro, goleiro do Comercial, voltou à cena ao colaborar com o time de Bauru.

Logo no primeiro minuto o Norusca levou perigo em jogada iniciada pela lateral direita, em cruzamento recebido dentro da pequena área e não aproveitado pelos meninos da linha de frente que não conseguiram desviar a bola para o fundo do gol.

Aos nove, o goleiro Mateus saiu da meta ao tentar afastar a bola parcialmente dominada pelo atacante adversário e acabou o derrubando. Falta marcada pelo árbitro dentro da área.

Lucas Henrique foi para a cobrança do pênalti e bateu com categoria no canto baixo direito de Mateus. 1 a 1.

Esperando uma pressão do time visitante após o gol de empate, o que se viu foi exatamente o contrário. O Noroeste avançou e foi competente nas suas finalizações para poder chegar ao seu êxito. Inclusive, o alvirrubro se deu ao luxo de perder outras boas oportunidades e ampliar ainda mais o seu resultado.

Aos 15 o time da casa quase virou o marcador com Luis Felipe, que recebeu ótimo passe centralizado na intermediária e da meia-lua bateu de pé esquerdo para fora.

Um minuto depois o goleiro noroestino protagonizou excelente defesa. Em descida rápida pela direita, o cruzamento foi feito na pequena área onde Lucas Henrique bateu forte e Mateus fechou o ângulo  para defender de peito a finalização, em cima da linha.

Aos 20, o Noroeste chegou ao seu segundo gol na partida. Daniel aproveitou cruzamento vindo da direita na segunda trave e empurrou para o fundo do gol; 2 a 1 Norusca.

Aos 30, o goleirão de Ribeirão Preto atestou o seu muito provável pior dia da vida como jogador. Ele recebeu recuo de bola de seu defensor, vendo a presença próxima do volante Rafinha, novamente tentou o toque para seu companheiro e jogou nos pés do camisa oito noroestino.

Com tranquilidade, o atleta dominou, entrou na área e bateu forte rasteiro para fazer 3 a 1.

Dois minutos depois Lucas Bagagi desperdiçou ótima chance ao finalizar de pé direito para fora, em chute mascado da marca do pênalti após receber cruzamento da direita.

Porém, cinco minutos após o lance, o próprio Lucas Bagagi deu assistência perfeita à Michael, entre a zaga do Comercial pela ponta esquerda. O camisa dois entrou na área livre de marcação, fintou o defensor puxando a bola para o pé direito e bateu cruzado rasteiro para marcar o quarto e último gol do Norusca na partida.

Com esta vitória, os comandados do técnico Du Itapuí chegaram a seis pontos e subiram para a vice-liderança da chave ao lado do Botafogo de Ribeirão Preto; líder pelos critérios de desempate.

Na rodada seguinte, o Noroeste voltará a campo para enfrentar o XV de Jaú pela terceira rodada da competição novamente no estádio Alfredo de Castilho; às 10:45.

Escalações:

Noroeste: 1 – Mateus, 2 - Michael, 3 – Ferrugem, 4 – Adriano, 5 – Felipe Forti, 6 – Breno, 7 – Guilherme, 8 – Rafael Baldini, 9 – Luis Felipe, 10 – Felipe Yamamoto, 11 – Daniel. Técnico: Du Itapuí.

Comercial: 1 – Pedro, 2 – Weller, 3 – Fabio, 4 – Marcos Roberto, 5 – Vitor Matheus, 6 – Jose Augusto, 7 – Léo, 8 – Uemerson, 9 – Luiz Felipe, 10 – Felipe Andrade, 11 – Lucas Henrique. Técnico: Lucas Del Vecchio.

Resultados do grupo 3:

Noroeste (2º) 4x1  Comercial (5º)
Botafogo (1º) 5x0 Lemense (4º)
Matonense (8º) 0x1  Ferroviária (6º)
XV de Jaú (3º) 4x3  Palmeirinha (7º)

*Os três primeiros colocados avançam de fase

Demais resultados da 2ª rodada:

Grupo 01: Tupã  5x0  Assisense; Bandeirante  1x1  Penapolense; Grêmio Prudente  1x0  Marília; Atlético Araçatuba  3x0  Osvaldo Cruz – WO (por falta de médico).

Grupo 02: Olímpia  2x1  América; Mirassol  1x2  Grêmio Novorizontino; José Bonifácio  1x1  Tanabi.

Grupo 04: Itapirense  3x2  Amparo; União Barbarense  2x2  Ponte Preta; Inter de Limeira  2x0  XV de Piracicaba; Rio Branco  0x3  Independente.

Grupo 05: Bragantino  4x0  Guarulhos; Paulista  0x1  Juventus; Guarani  1x3  RedBull.

Grupo 06: Elosport  1x4  Primavera; Grêmio Barueri  1x2  Ituano; Desportivo Brasil  4x0  São Paulo.

Grupo 07: Taboão da Serra  1x2  São Caetano; Nacional  1x2  Portuguesa; Palmeiras  6x0  Audax.

Grupo 08: União Mogi  1x3  Taubaté; Flamengo de Guarulhos  2x1  São José EC; São José dos Campos FC  1x1  Corinthians.


Grupo 09: Água Santa  1x0  Santos; EC São Bernardo  0x4  Diadema; Mauaense  1x2  Portuguesa Santista.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.