Genter Vôlei Bauru estreia nas quartas contra Minas
Jogadoras do Genter Vôlei Bauru durante treino no Panela de Pressão Foto: Neide Carlos / Genter Vôlei Bauru |
Pela primeira vez na segunda fase da Superliga, time bauruense inicia disputa dos playoffs neste sábado
O Genter Vôlei Bauru começa a escrever neste sábado mais um capítulo em sua ainda jovem, porém promissora, história na elite do voleibol nacional. O time bauruense inicia sua participação pela primeira vez nas quartas de final de uma Superliga, fase em que se classificou de forma inédita com cinco rodadas de antecedência, diante da forte e tradicional equipe do Minas, às 20h30, na Arena Minas, em Belo Horizonte.
Será o primeiro de três duelos possíveis nos playoffs contras as mineiras, que por terem feito melhor campanha na fase classificatória contam com a vantagem de fazer dois jogos em seus domínios. O segundo confronto desta fase será em Bauru, no Ginásio Panela de Pressão, no próximo dia 21, terça-feira, às 21h30. E, caso seja necessária, a terceira e decisiva partida que definirá o semifinalista será novamente em BH, no dia 25, sábado, em horário ainda a ser definido.
Foto: Neide Carlos / Genter Vôlei Bauru |
Nos últimos confrontos entre os dois times, ainda pela fase classificatória da atual edição do Nacional, uma vitória para cada lado: 3 a 1 (parciais de 25/23, 25/21, 20/25 e 25/19), em Bauru, para o Genter Vôlei Bauru, e um emocionante 3 a 2 (parciais de 25/21, 25/20, 22/25, 19/25 e 15/11), em Belo Horizonte, para o Minas, duelo em que a equipe bauruense começou perdendo por 2 a 0, empatou em 2 a 2 e no tie-break chegou a estar à frente do placar em 9 a 3, mas acabou sendo superada pelas mineiras.
O duelo entre as bauruenses e as mineiras também vai reunir alguns dos principais destaques individuais da Superliga 2016-2017. Além de Brenda Castillo, integrante da seleção da primeira fase como a melhor defensora da competição, a equipe bauruense foi a única entre as 12 participantes a encerrar a fase classificatória com duas jogadoras entre as dez melhores atacantes do Nacional: a oposto Bruno Honório, com 280 pontos em sétimo lugar, e a ponteira Thaisinha, com 274 na oitava colocação.
Outro fundamento em que o Genter Vôlei Bauru se destacou na primeira fase foi no saque, pois o time também conta com duas atletas entre as dez melhores sacadoras da Superliga: a oposto Bruna Honório e a central Valquíria, respectivamente, a segunda e a terceira melhores no quesito após o fim da fase classificatória. Por fim, Valquíria ainda figurou como a nona melhor bloqueadora da competição.
Já o Minas conta no elenco com a terceira melhor atacante da competição, Rosamaria, com 322 pontos. Outros destaques do time mineiro são a central Mara, a melhor bloqueadora da primeira fase, a líbero Leia, terceira melhor defensora e passadora, e a oposto Hooker, que, a exemplo de Mara, integra a seleção da fase classificatória da Superliga.
Fator emocional
Tanto o técnico do Genter Vôlei Bauru, Marcos Kwiek, como as atletas destacam que em momentos decisivos como o atual o fator emocional conta muito, até mais do que a parte técnica e tática.
Foto: Neide Carlos / Genter Vôlei Bauru |
“Agora é um outro campeonato. É uma final em melhor de três jogos em que não podemos esquecer tudo o que passou, mas sim focarmos no que temos feito de bom e tentarmos diminuir o máximo o que temos feito de ruim para mantermos o jogo em alto nível, pois iremos enfrentar um grande adversário. Agora é por em prática tudo o que temos treinado e administrar a pressão psicológica, pois sabemos que agora qualquer erro vale o dobro, pois
perdeu nesta fase está fora. E quem conseguir administrar melhor esse lado emocional e minimizar os erros leva vantagem”, considera Kwiek.
A experiente líbero Arlene, que conta no currículo com três títulos e dois vices da Superliga, também segue igual raciocínio. “Nos momentos decisivos, se você tiver bom controle emocional você consegue com que a parte técnica se sobressaia. Por isso, temos de estar muito focadas, acreditarmos em todo trabalho que foi feito e não valorizarmos tanto o erro, e sim nossos acertos, além de não menosprezarmos o que o adversário faz de bom. Está aberto para os dois times, pois são duas equipes muito equilibradas, tecnicamente e taticamente, e se sairá melhor aquela que tiver maior controle emocional, tático e técnico”, destaca a atleta.
Transmissões
O duelo deste sábado entre Minas x Genter Vôlei Bauru, às 20h30, na Arena Minas, em Belo Horizonte, será transmitido ao vivo pelo canal SporTV e pelas webrádios Jornada Esportiva/AuriVerde (www.radioauriverde.com.br) e 87 FM Agudos (www.87fmagudos.com.br).
Minas tem tradição
O Minas, adversário do Genter Vôlei Bauru nas quartas de final, é uma equipe tradicional no cenário do voleibol brasileiro, sendo presença constante nos playoffs da Superliga. Exemplo disso está no fato de que, nos últimos dez anos, somente na temporada 2013/14 o clube mineiro não alcançou a fase eliminatória.
O Minas viveu seu auge na Superliga no início dos anos 2000, quando foi campeão da temporada 2001/02 (o título da Liga Nacional em 1992/93 foi antes da Era Superliga) e vice nas duas edições posteriores. Entretanto, após esse período, não voltou mais a disputar uma final, tendo como melhor colocação os terceiros lugares em 2006/07 e da temporada passada, na qual foram superadas pelas rivais mineiras do Praia Clube na semifinal.
Ingressos
Os ingressos para o jogo das quartas de final da Superliga 2016-2017 em Bauru, no Ginásio Panela de Pressão, no próximo dia 21, às 21h30, estão sendo vendidos na sede da Concilig (Av. Getúlio Vargas, 3-03), das 10h às 18h. No dia da partida, eles também serão comercializados, a partir das 20h, nas bilheterias do Ginásio, caso ainda restem ingressos da venda antecipada.
Já os torcedores de fora de Bauru podem reservar seus ingressos para esta partida. A reserva será feita pelo e-mail ingressosvoleibauru@gmail.com. É necessário informar nome completo, RG, cidade, quantidade de ingressos (arquibancadas ou cadeiras) e a forma de pagamento (depósito ou na retirada dos ingressos).
Comente!