Oito equipes dão adeus à segundona de 2013

Postado por Edielson Pereira em 18 de setembro de 2013, quarta-feira, às 13:55



Imagem: arquivo TNRB
A terceira fase da segunda divisão da LBFA se encerrou no último final de semana, nos dias 14 e 15/09 com a realização de oito jogos, válidos pela sétima rodada dos grupos C e D.

Entre eliminados e classificados, ressaltaremos os times que deixaram a competição mais cedo, ficando pelo meio do caminho e fora do acesso à primeirona de 2014, para uns seria inédito e para outros não.

Imagem: arquivo TNRB
A exemplos de Unidos do Tangarás, AE Paulista, Tibiriçá, Pousadense, Grêmio Ferradura e Unidos do Ouro Verde, que não encaixaram seu futebol nesta fase, citamos também, Paysandu e Regino, que merecem um post à parte por suas representações nesta temporada.

Fizemos abaixo um resumo de cada equipe, com seus números apresentados até esta etapa da competição, num verdadeiro apanhado de informações:


AE Paulista


AE Paulista - elenco 2013
Image: arquivo TNRB
Time estreante nesta edição, com a maioria de seus jogadores sendo novatos do futebol amador, como informado pela técnica Lu (ex-técnica do Porto FC). Presidido por Antonio Joaquim Cardoso, o popular 'Careca', ex-árbitro da Liga Bauruense, o time fez uma campanha intermediária no campeonato.

A equipe terminou a fase de classificação na 12ª posição e integrou o grupo D na terceira fase, ao lado de Ferradura, Pousadense, Unidos do Ouro Verde, Santa Cândida, Corinthians, Operário e Primavera; e que foi denominado de grupo 'mais fácil' em relação ao grupo C.

Ao todo, o Paulista fez 26 jogos e conquistou 29 pontos, sendo oito vitórias, cinco empates e treze derrotas, com aproveitamento de 37,18% e detentor da 13ª colocação geral.
Imagem: arquivo TNRB

No grupo D, o time estreou com derrota para o Pousadense numa grande partida, que terminou em 3x2 para o adversário. Em seguida veio a primeira vitória, 4x0 sobre o Unidos e uma grande expectativa girada em torno de uma arrancada e uma estabilidade até o final da fase.

Mas as três derrotas em sequência para Ferradura (2x0), Primavera (3x0) e Operário (1x0), fez com que a vaga fosse perdida e o elenco nem se apresentasse para os duelos diante do Corinthians e Santa Cândida, perdendo por W.O e assegurando a 7ª colocação da chave.



Grêmio Ferradura


Imagem: arquivo TNRB
O Ferradura tinha a expectativa de campanha igual ou superior à competição de 2012, quando chegou forte na briga pelo acesso à primeira divisão deste corrente ano.

Durante a primeira fase, o time rubro-negro ficou por diversas rodadas fora do grupo dos 16 times que avançariam para a terceira etapa do campeonato. Foi quando na reta final da segunda fase, Guri, aliado a mais alguns reforços, pintou na equipe e levantou o time do Ferradura Mirim, passando de fase com o 14º lugar.

O meia que também é conceituado no futebol amador bauruense, praticamente 'carregava' o time nas costas e era perceptível a mudança positiva de jogo do Grêmio quando seu camisa 10 estava em campo, somado ao futebol de Neguinho e Ramon (outras peças importantíssimas da equipe). 

Porém o 'problema' é que Guri é residente da cidade de Agudos (aprox. 20 km de distância) e nem sempre podia comparecer nas partidas do time.
Imagem: arquivo TNRB

Exemplo disso foi o último compromisso da equipe no campeonato, quando foram derrotados de virada pelo Operário por 2x1 numa partida em que quem ganhasse, bateria o 'passaporte' para brigar pelo acesso. Guri não estava presente e fez falta ao time rubro-negro. 

Vale ressaltar que o Ferradura já disputou a primeira divisão da LBFA e soma três vices-campeonatos da segundona, nos anos de 2003, 2005 (time B) e 2006.



Pousadense


Imagem: arquivo TNRB
Nesta temporada, o Pousadense fez uma campanha semelhante a de 2012. Levou em 'banho-maria' as duas fases iniciais conquistando sua vaga para a etapa seguinte somente nas rodadas finais. 

Neste ano por exemplo, o time somente avançou na última rodada, quando derrotou o Unidos do Tangarás por 3x1 e contou com a vitória do Complexo Mary Dota sobre o Ferraz por 2x1, para assegurar a 16ª posição.

Integrante do grupo D na terceira fase, o time da Pousada da Esperança 'realmente' jogou bola, quando levou cada partida como a mais importante do campeonato.

Na estreia, vitória por 3x2 sobre o Paulista. Logo após duas partidas sem vitória; derrota por 3x2 para o Ferradura e empate por 1x1 com o Unidos do Ouro Verde. Na 4ª rodada, goleada sobre o favorito Operário por 3x0 numa apresentação de gala e ressurgimento dentro da competição. 

Imagem: arquivo TNRB
Porém, a equipe perdeu para o Santa Cândida por 1x0 e foi para o 'tudo ou nada' no jogo contra o Primavera. Neste duelo, nova derrota; 2x1 de virada numa grande partida e a eliminação precoce da segundona.

O time se despediu do campeonato enfrentando o Corinthians e foi novamente derrotado (3x0) ficando com a 6ª posição na chave. Ao todo, o Pousadense somou 22 pontos e ficou na 15ª colocação, com cinco vitórias, sete empates e 14 derrotas, com aproveitamento de 28,21%.



Tibiriçá


Imagem: arquivo TNRB
Com apenas cinco anos de existência, o time alvirrubro buscava nesta temporada o acesso inédito à primeira divisão da LBFA. 

Com o técnico Perclydes à frente, o time do Tibiriçá fez campanha razoável, sempre aparecendo em torno da 10ª posição.

No grupo C, o time não foi nada bem e talvez o seu melhor resultado tenha sido o 0x0 diante do Regino válido pela 3ª rodada. 
Imagem: arquivo TNRB

Com a campanha de cinco derrotas e dois empates, o time se despediu da segundona de 2013 na 7ª colocação da chave e dois pontos somados.

No campeonato, o Índio fez 31 pontos e somou sete vitórias, dez empates e nove derrotas, com 39,74% de aproveitamento nos 26 jogos deste ano. Para o ano que vem, Perclydes seguirá na luta pela formação ideal do grupo para brigar novamente pelo acesso à primeirona.



Unidos do Ouro Verde


Unidos do Ouro Verde - elenco 2013
Imagem: arquivo TNRB
Equipe que realizou grande campanha nesta edição 2013. Com apenas dois anos de 'vida', o Unidos é conhecido pelo projeto social liderado por Aloisio Almeida, que põe em campo os meninos do bairro, com a oportunidade de mostrarem seu futebol.

No campeonato, o time incomodou e brigou pelas posições de cima, entre 5º e 8º lugar em sua grande parte. No grupo B, o time também fez presença, por algumas rodadas brigando até pela liderança.

Imagem: arquivo TNRB
Contudo, na 3ª fase, o time que manteve a mesma pegada das fases iniciais, não conseguiu o mesmo sucesso, e acabou pontuando apenas uma vez no empate por 1x1 com o Pousadense na 3ª rodada. 

Um dos únicos eliminados precocemente que cumpriram todos os sete jogos na fase, o time auri-verde ficou com a 8ª posição no grupo D.

No campeonato, o Unidos somou 29 pontos com a campanha de oito vitórias, cinco empates e treze derrotas, na 14ª colocação e 37,18% de aproveitamento.



Unidos do Tangarás


Unidos do Tangarás - elenco 2013
Imagem: arquivo TNRB
Atual vice-campeão da segundona (2011), o Unidos licenciou-se no ano de 2012, abrindo mão da disputa da primeirona, e retornado à competição nesta temporada.

Campeões da edição de 2006, o time celeste tinha a atenção dos demais concorrentes, justamente pelo seu ótimo histórico recente de disputa. Porém, em 2013, o time não foi nada perto do que foi esperado.

Com campanha ruim, o Unidos classificou-se para a terceira fase da competição apenas na penúltima rodada, ao derrotar o Boca Juniors por 2x1 no distrital Toninho Guerreiro após quase um turno fora do grupo de classificação.

Mediante a vaga conquistada, foi esperado que o Tangarás crescesse e incomodasse os adversários do grupo C, mas, infelizmente não foi isso que aconteceu. 

Imagem: arquivo TNRB
Com campanha de seis derrotas e um empate, o Unidos sofreu uma terrível goleada por 8x1 para o Regino na 5ª rodada e logo após não compareceu mais para seus compromissos, perdendo por W.O para o Complexo Mary Dota e São Jorge e ficou com a 8ª colocação da chave.

Ao todo, o time dirigido por Cesar somou 18 pontos com a campanha de cinco vitórias, três empates e 18 derrotas nas 26 partidas, com 23,08% de aproveitamento e a 16ª colocação geral.


Sem competição para o restante do ano, as equipes agora vão atrás de amistosos para o retorno à competição no ano de 2014, aos que irão disputar.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.